A relevância do gerenciamento dos resíduos sólidos na percepção dos colaboradores das empresas prestadoras de serviços de veículos automotores a diesel em Sinop/MT

Autores

Resumo

O gerenciamento de resíduos sólidos nas oficinas mecânicas é uma preocupação importante, pois esses estabelecimentos produzem uma variedade de resíduos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana se não forem gerenciados adequadamente, portanto, evidenciar o posicionamento dos colaboradores (mecânicos, gerente de oficina e gerente geral) sobre a importância do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pelas oficinas mecânicas de veículos automotores a diesel, localizadas no trecho de aproximadamente 30 Km no perímetro do município de Sinop/MT a margem da BR 163, constitui-se na prioridade deste estudo. Para isto, o estudo configurou-se como exploratório, de natureza aplicada, qualitativo e pesquisa de campo, tendo como instrumento de coleta, a aplicação de questionário, composto por 10 afirmativas. Conforme revelado por este estudo, dentre outros aspectos, sabem da importância de um bom gerenciamento de resíduos sólidos tem impacto direto na vida humana, bem como, minimiza os impactos negativos no meio ambiente, e, ainda, evitam doenças causadas pelo mau uso dos resíduos sólidos, todavia, na percepção dos colaboradores, o gerenciamento dos resíduos sólidos nos locais onde laboram, é uma realidade ainda distante.

Biografia do Autor

BEATRIZ NEYSMY BASÍLIO MOTA, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Discente do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

ANANIAS FRANCISCO DOS SANTOS, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestre em Contabilidade com ênfase em Controladoria pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Atua como Professor no curso de Ciências Contábeis e Administração na Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Sinop/MT.

CLAUDIANE DA SILVA DOS SANTOS, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS.

LUCIA MARIA PARAPINSKI, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Mestranda em Propriedade Intelectual e Tranferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT) - Ponto Focal: UFMT/Cuiabá. Atua como docente interina no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. 

Downloads

Publicado

2024-07-29