A Papel do Controller na visão dos profissionais atuantes em uma rede hoteleira nacional
Resumo
A controladoria é apresentada sob diferentes enfoques na literatura acadêmica, ora como um órgão de staff, ora como um departamento ou mesmo como uma função, é demonstrada como de importância significativa para o crescimento das organizações. As organizações de maior porte, por apresentarem mais condições de manter pessoal qualificado na gestão, bem como necessidade de conhecerem o que se passa nas pontas operacionais, podem utilizar desse recurso como instrumento para a manutenção de suas operações e, eventualmente, em seu crescimento. Os profissionais atuantes no negócio são, portanto, desafiados a encontrar um papel que seja adequado ao seu posicionamento diante dos desafios empresariais. Este artigo teve por objetivo geral entender as funções do Controller no ramo da controladoria hoteleira. Um questionário de 9 questões foi encaminhado para Controllers de diversos hotéis da mesma rede, afim de identificar suas funções. Identificando que na prática os Controllers realizam parcialmente as funções trazidas pela literatura. Apesar das funções na prática não serem fiéis a literatura o cargo é importante para a estrutura do empreendimento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).