Gestão de finanças públicas: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS CAUSADOS POR ATRASOS DE REPASSES POR PARTE DO GOVERNO ESTADUAL PARA A GESTÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE DORES DO INDAIÁ/MG
Resumo
A Carta Magna de 1988 determina a obrigatoriedade das transferências financeiras de parte da arrecadação do ICMS e IPVA dos estados aos municípios. Contudo, segundo dados de 2018, disponibilizados pela Associação Mineira de Municípios, o estado de Minas Gerais possuía dívida de 11 bilhões de reais destes repasses. Este estudo dedica-se a analisar os efeitos dessa dívida no município de Dores do Indaiá/MG no que tange a gestão municipal e a oferta de serviços públicos. Para tanto, como consequências dos atrasos, percebeu-se algumas turbulências na gestão que foram contornadas por recursos próprios do município.
Downloads
Publicado
2021-06-09
Edição
Seção
Artigos
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).