AGROAMIGO: UMA ANÁLISE DE SUA IMPORTÂNCIA PARA OS PEQUENOS AGRICULTORES DO NORDESTE BRASILEIRO
Resumo
Este trabalho buscou evidenciar a importância do programa de microcrédito rural do Banco do Nordeste (AgroAmigo), criado em 2005 com o objetivo de corrigir falhas conhecidas na operacionalização do Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF B), buscando facilitar o acesso ao crédito de forma democrática, trazendo em seu escopo a figura do agente de crédito que é o grande responsável pelo sucesso do programa. O Programa busca atender um maior número de famílias, disponibilizando assistência técnica gratuita, além de oferecer desconto sobre o valor financiado a fim de minimizar o problema da inadimplência. Ao longo dos anos, o Banco do Nordeste foi substituindo gradativamente o PRONAF grupo B pelo AgroAmigo, hoje todo o público alvo do PRONAF B é atendido pela metodologia do AgroAmigo. Assim, este estudo procura mostrar a relevância do programa e seu impacto na vida social e econômica dos pequenos agricultores familiares da região nordeste do Brasil. Percebeu-se que o programa utiliza uma metodologia inovadora e a presença do agente crédito na comunidade é o fator principal na boa condução do programa, além disso, pode-se concluir que o crédito contribuiu de forma positiva, aumentando a renda das famílias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
- Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
- Permite-se a reprodução desde que citada à fonte e o autor.
- Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação;
- O(s) autor(es) declaram que o artigo não possui conflitos de interesse.
- O(s) autor(es) se comprometem a atender todas as recomendações feitas pelos avaliadores, caso o artigo seja aprovado na apreciação por pares cegas (double-blind review).