Mito, ironia e identidade pós-moderna n’O Conquistador, do português Almeida Faria

Autores

  • Carlos Augusto De Melo carlosaug.melo@gmail.com
    Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPLET) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) http://orcid.org/0000-0001-9305-9519
  • Maria Clara Costa Pereira makla10@hotmail.com
    Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (PPLET) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) http://orcid.org/0000-0002-5129-8914

Palavras-chave:

literatura, pós-modernidade, identidade, mito.

Resumo

Neste artigo problematizaremos as construções literárias que articulam concepções míticas em relação ao passado, elaborando sensibilidades do/no presente, ou ainda, um novo modo de ser frente à identidade cultural portuguesa, a partir da análise da obra O Conquistador, do português Almeida Faria. Nesse sentido, nossa proposta se ampara nas discussões teóricas sobre a pós-modernidade que, segundo as tendências críticas contemporâneas, é um momento que coloca em pauta de discussão novas questões, como: a impossibilidade de se determinar uma verdade sobre o mundo, a realidade enquanto construção ficcional, a dificuldade em definir o que é fundamentalmente literário, a problemática em torno das fronteiras que separam história e literatura, etc. Nossa hipótese é de que a narrativa de Almeida Faria pode ser encarada como um mecanismo que aponta para as naturalizações sobre a nacionalidade portuguesa, sua literatura, seus sentimentos, seu passado e seu futuro, bem como parte de uma prática dinâmica composta por diversas narrativas, em que as subjetividades, o íntimo, a história particular aparecem de forma a imprimir contrapontos referenciais e críticos às formulações míticas.

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Publicado

2020-04-02

Como Citar

DE MELO, C. A.; PEREIRA, M. C. C. Mito, ironia e identidade pós-moderna n’O Conquistador, do português Almeida Faria. Polifonia, [S. l.], v. 27, n. 45, p. 80–96, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/9303. Acesso em: 23 abr. 2024.