Apresentação

Autores

  • Ana Carolina Vilela-Ardenghi polifoniapa@gmail.com
    UFMT UFU
  • Fernanda Mussalim polifoniapa@gmail.com
    UFU

Resumo

Desde o seu surgimento, no final da década de 1960, até os dias de hoje, vários foram os deslocamentos teórico-metodológicos realizados no interior do campo da Análise do Discurso (AD). O presente número da Revista Polifonia reúne artigos que discutem, em alguma medida, os rumos e encaminhamentos da disciplina, o que é feito de várias maneiras.

Neste dossiê, o leitor encontrará discussões que reforçam o caráter materialista da proposta pecheutiana inicial e, de outra perspectiva, discussões que apresentam contribuições da Análise dialógica do discurso filiada ao Círculo de Bakhtin, concebendo-a como um campo de pesquisa interdisciplinar nas Ciências Sociais e Humanidades. Encontrará, também, revisões de questões centrais da Análise do Discurso e de sua história, incluindo a diferença entre teoria do discurso e análise do discurso. 

Downloads

Publicado

2019-10-13

Como Citar

VILELA-ARDENGHI, A. C.; MUSSALIM, F. Apresentação. Polifonia, [S. l.], v. 26, n. 43, p. 6–8, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/9234. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Apresentação