A interação social como mediadora no processo de aprendizagem de língua estrangeira por crianças

Autores

  • Gislaine Müller mullergislaine@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS
  • Claus Dieter Stobäus stobaus@pucrs.br
    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Palavras-chave:

interação, aprendizagem de língua estrangeira, andaimento.

Resumo

O tema deste estudo é a função da interação social no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta pesquisa teve como objetivos (i) observar as aprendizagens ocorridas nas interações em sala de aula de ensino de língua inglesa e (ii) analisar como as atividades da professora no ambiente educacional favorecem aprendizagens de segunda língua. A investigação foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil no município de Porto Alegre, e teve como participantes sete aprendizes, com idades entre quatro e seis anos, e uma docente. As observações das aulas foram documentadas em Diário de Campo pela pesquisadora, e, posteriormente, esses registros foram categorizados com a Técnica de Análise de Conteúdo. Abordaram-se duas categorias de análise a priori - (i) andaimento entre alunos/colegas e (ii) andaimento por parte do professor - com base em princípios de teoria sociocultural. Os dados indicaram que o auxílio para a produção e compreensão da língua-alvo aconteceu mediante o fornecimento de andaimento por ambos (professora e alunos), destacando-se a interação no processo de aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira.

Biografia do Autor

Gislaine Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professora de Inglês como Língua Estrangeira

Graduada em Letras, habilitação Port/Inglês pela UNISINOS

Especialista em Psicopedagogia pela PUCRS

Mestre em Educação pela PUCRS

Claus Dieter Stobäus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Professor doutor e pesquisador dos programas de Pós-Graduação em Educação e Gerontologia na Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Referências

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Publicado

2019-03-27

Como Citar

MÜLLER, G.; STOBÄUS, C. D. A interação social como mediadora no processo de aprendizagem de língua estrangeira por crianças. Polifonia, [S. l.], v. 26, n. 41, p. 10–26, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7318. Acesso em: 29 mar. 2024.