A interação social como mediadora no processo de aprendizagem de língua estrangeira por crianças
Palavras-chave:
interação, aprendizagem de língua estrangeira, andaimento.Resumo
O tema deste estudo é a função da interação social no processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Esta pesquisa teve como objetivos (i) observar as aprendizagens ocorridas nas interações em sala de aula de ensino de língua inglesa e (ii) analisar como as atividades da professora no ambiente educacional favorecem aprendizagens de segunda língua. A investigação foi realizada em uma escola privada de Educação Infantil no município de Porto Alegre, e teve como participantes sete aprendizes, com idades entre quatro e seis anos, e uma docente. As observações das aulas foram documentadas em Diário de Campo pela pesquisadora, e, posteriormente, esses registros foram categorizados com a Técnica de Análise de Conteúdo. Abordaram-se duas categorias de análise a priori - (i) andaimento entre alunos/colegas e (ii) andaimento por parte do professor - com base em princípios de teoria sociocultural. Os dados indicaram que o auxílio para a produção e compreensão da língua-alvo aconteceu mediante o fornecimento de andaimento por ambos (professora e alunos), destacando-se a interação no processo de aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. rev. ampl. Lisboa: Edições 70, 2014.
PINHO, I. C. A fala privada na aprendizagem de inglês como língua estrangeira em tarefas colaborativas. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS, 2009.
SWAIN, M. The output hypothesis and beyond: Mediating acquisition through collaborative dialogue. In: LANTOLF, J. P. (Org.) Sociocultural theory and second language learning. Oxford: Oxford University Press, p. 97-114, 2000.
SWAIN, M.; LAPKIN, S. Focus on form through collaborative dialogue: Exploring task effects. In: BYGATE, M.; SKEHAN, P.; SWAIN, M. (Eds.), Researching pedagogic tasks: Second language learning, teaching and assessment. London, UK: Pearson International, 2001.
SWAIN, M.; LAPKIN, S. Interaction and second language learning: two adolescent French immersion students working together. The Modern Language Journal, Monterey - CA, v. 82, n. 3, p. 320- 337, 1998.
VYGOTSKY, L. S. Thought and language. Cambridge, MA: MIT Press, 1986.
VYGOTSKY, L.S. Mind in society – The development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.