ESTUDO ENUNCIATIVO SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Resumo
Neste artigo, analisamos configurações enunciativas relativas aos princípios básicos da educação brasileira expressos em alguns documentos responsáveis por nortear políticas educacionais. A partir de um estudo bibliográfico, estudamos a noção de enunciado, de acontecimento histórico, acontecimento discursivo e acontecimento lingüístico, a partir de autores filiados à abordagem histórico-discursiva. Analisamos a configuração de enunciados relacionados à universalidade da educação postos em diálogo com os princípios de liberdade e de igualdade, preconizados na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Concluímos que observar os enunciados a partir da noção de acontecimento possibilita apreender o discurso como uma atividade social prática, com conexões estratégicas que permitem a construção de subjetividades escolares.Publicado
2018-09-23
Como Citar
DE ARAÚJO, C. B. ESTUDO ENUNCIATIVO SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 38.2, p. 235–252, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7282. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Edição Comemorativa