HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTO: ACIONANDO ESQUEMAS ATRAVÉS DE PROTOCOLO DE LEITURA PARA ALUNO SURDO

Autores

  • Leandra Ines Seganfredo Santos, Izabel Jacinta Magni Hinrichs, Patrícia Rodrigues e Rosangela Nunes Miranda polifoniapa@gmail.com

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como a leitura é fundamental para a formação dos alunos e é por meio dela que ocorre a abordagem dos conteúdos escolares. Por isso, é necessário ensinar os alunos a lerem com competência, para terem um bom desempenho escolar e uma inserção efetiva da sociedade que é eminentemente letrada. Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo observar a competência de compreensão, através da aplicação de um protocolo de leitura segundo as definições de Leffa (1996), destinado à um aluno surdo, estudante do ensino médio da Escola Estadual Cândido Portinari – Tapurah/MT e participante assíduo da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE). Esta atividade teve como objetivo, observar a contribuição da prática pedagógica na leitura e compreensão de texto desenvolvidas por aluno surdo inserido no ensino fundamental de escola pública. O trabalho com o protocolo de leitura aplicado ao aluno demonstrou uma contribuição satisfatória para a melhora do desempenho da compreensão do texto, pois atendeu às especificidades de aprendizagem. Observou-se que a mediação em Língua Portuguesa não foi suficiente para este propósito, sendo essencial para a efetivação desse trabalho a mediação em Libras.

Downloads

Publicado

2018-09-22

Como Citar

PATRÍCIA RODRIGUES E ROSANGELA NUNES MIRANDA, L. I. S. S. I. J. M. H. HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTO: ACIONANDO ESQUEMAS ATRAVÉS DE PROTOCOLO DE LEITURA PARA ALUNO SURDO. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 38.1, p. 145–163, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7276. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Comemorativa