CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA ATIVIDADE DO PIBID DIVERSIDADE EM COMUNIDADES INDÍGENAS DE MATO GROSSO

Autores

  • Mônica Cidele da Cruz e Wellington Pedrosa Quintino polifoniapa@gmail.com

Resumo

Apresentamos, neste artigo, experiências vivenciadas durante as oficinas de “Contação de histórias”, como parte de atividades do Pibid Diversidade da UNEMAT, que tem como objetivo principal produzir materiais didáticos específicos nas/para escolas indígenas da educação básica de Mato Grosso. Ele nasceu da grande demanda e necessidade de formação de professores indígenas para atuarem em suas próprias comunidades em diferentes áreas do conhecimento e, também, por se constatar a enorme escassez de materiais didáticos específicos para essas escolas. O projeto atende cerca de 70 escolas indígenas de Mato Grosso, onde atuam os professores indígenas de 32 etnias diferentes e em formação continuada, matriculados nos cursos de Licenciatura Intercultural: Línguas, Artes e Literatura, Ciências Sociais, Ciências Matemáticas e da Natureza e Pedagogia Intercultural.  As atividades são desenvolvidas em conjunto com a Faculdade Intercultural Indígena, em complementação ao currículo dos cursos de Licenciatura, por meio da realização de oficinas de produção de materiais didáticos bilíngues (língua materna indígena/português) e monolíngues em língua materna, respeitando-se sempre os anseios e necessidades de cada comunidade indígena. Essas oficinas são desenvolvidas em terras indígenas, com a participação dos professores das escolas locais, alunos e comunidade em geral. Em sua primeira edição, o projeto publicou 43 títulos, com temáticas diversas, relacionadas à cultura, língua, educação, festas, rituais, plantas medicinais, alimentação, entre outros.

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Publicado

2018-09-22

Como Citar

WELLINGTON PEDROSA QUINTINO, M. C. da C. e. CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: UMA ATIVIDADE DO PIBID DIVERSIDADE EM COMUNIDADES INDÍGENAS DE MATO GROSSO. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 38.1, p. 104–123, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7274. Acesso em: 13 jun. 2024.

Edição

Seção

Edição Comemorativa