COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL: O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (L2) A ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE, MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS DE BARRA DO GARÇAS – MT

Autores

  • Marly Augusta Lopes de Magalhães, Mônica Maria dos Santos e Aníbal Monteiro de Magalhães Neto polifoniapa@gmail.com

Resumo

O vazio deixado pela ausência de estudos voltados para a nova realidade que se espelha no cotidiano escolar, levou-nos a elaborar o artigo que se constitui em um recorte do projeto de extensão Interculturalidade nas escolas públicas urbanas: resultados e desafios, realizado com alunos indígenas da etnia xavante[1] em escolas públicas urbanas na cidade de Barra do Garças/MT. Como base de análise, estudou-se a convivência e adaptação de alunos indígenas no cotidiano escolar numa perspectiva intercultural. Essa convivência encontrará formas de convívio sociointeracional mais harmonioso entre os diferentes povos. Pretende-se, neste artigo, discutir a postura intercultural sobre os papeis de professores de alunos indígenas em escolas públicas urbanas na cidade de Barra do Garças/MT, na difícil tarefa de mediadores culturais, com respeito ao ensino de português como segunda língua (L2) para alunos indígenas da etnia xavante. Parte-se do entendimento de que os professores que atuam em contextos de diversidade cultural devem ser mediadores não só das culturas dos povos indígenas, mas também mediadores das heterogeneidades que se manifestam no dia a dia da sala de aula. Essa postura é essencial para que o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa (L2), voltados a alunos indígenas em espaços educacionais públicos urbanos, sejam mais significativos e menos preconceituosos. Para a realização da pesquisa utilizamos a metodologia qualitativa que, por meio da observação participante, possibilitou-nos a descrição da complexidade do ambiente escolar urbano no tocante às relações sociointeracionais.


[1] De acordo com a explicação de um professor indígena, não se flexiona a palavra xavante.

Downloads

Publicado

2018-09-22

Como Citar

ANÍBAL MONTEIRO DE MAGALHÃES NETO, M. A. L. de M. M. M. dos S. e. COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL: O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA (L2) A ALUNOS INDÍGENAS DA ETNIA XAVANTE, MATRICULADOS EM ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS DE BARRA DO GARÇAS – MT. Polifonia, [S. l.], v. 25, n. 38.1, p. 58–72, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/7271. Acesso em: 16 jun. 2024.

Edição

Seção

Edição Comemorativa