MORFEMAS PRONOMINAIS DO TERENA (ARUÁK)

Autores

  • Andréa Marques Rosa andream.rosa@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Claudete Cameschi de Souza claudetecameschi@gmail.com

Resumo

Neste artigo, descrevemos os morfemas pronominais da Língua Terena, pertencente à família Aruák, falada pelo povo terena. A pesquisa foi realizada nas comunidades Bananal e Lagoinha na região de Taunay, no município de Aquidauana/MS. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se trabalho de campo com base em autores como Samarin (1967), Kibrik (1977) e Abbi (2001). Os dados foram analisados a partir do funcionalismo de Gívon (1984, 2001), Payne (2001) e Shopen (1992). Por fim, apresenta-se, neste texto, os morfemas pronominais da língua terena nas formas livre e presa: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, objetos, reflexivos e recíprocos.
PALAVRAS-CHAVE: Morfologia, descrição, pronomes

Biografia do Autor

Andréa Marques Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana (CPAQ). Mestre em Letras pela UFMS, Campus de Três Lagoas (CPTL). Desenvolve pesquisas e projetos sobre a descrição da Língua Terena e a produção de material didático em Língua, Arte e Cultura Terena. Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.

Claudete Cameschi de Souza

Licenciada em Letras (UFMS/CPTL). Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), de Marília. É professora da UFMS/CPTL e do Programa de Pós-Graduação em Letras, stricto senso, da UFMS/CPTL. Desenvolve pesquisas sobre questões indígenas, desde 2006, tendo projetos aprovados e desenvolvidos com recursos do CNPq e FUNDECT/MS.

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

ROSA, A. M.; SOUZA, C. C. de. MORFEMAS PRONOMINAIS DO TERENA (ARUÁK). Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/666. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê