Convergências e divergências adaptativas nas práticas de ensino e aprendizagem mediadas por smartphone

Autores

  • Valdir Silva ollule4@yahoo.com

Palavras-chave:

Smartphone, Escola, Sistema Adaptativo Complexo

Resumo

Meu objetivo neste artigo é o de analisar as convergências e divergência nas práticas de ensino e aprendizagem mediadas pelo celular. Para tanto, tomo para estudo os trabalhos realizados no contexto da disciplina Linguagem e Tecnologia do Curso de Letras da UNEMAT/Cáceres-MT, e as leis que proíbem o uso do celular nas escolas e seus efeitos sobre os alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas. Toda a análise é orientada pela teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos. O estudo permitiu verificar que os alunos não concebem viver no mundo off-line da escola e nem apartados de seus celulares.

Biografia do Autor

Valdir Silva

Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras (FALE/UFMG, 2008). Professor do Curso de Letras – área de Linguagem e Tecnologia e Língua Inglesa, e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, área de Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Mato Grosso, campus de Cáceres.

Referências

AGOSTINHO, M. Administração Complexa: revendo as bases científicas da administração. Revista de Administração de Empresas – RAE-Eletrônica, v.2, n.1. p.2-18, 2003.

AXELROD, R.; COHEN, M. D. Harnessing complexity: organizational implications of a scientific frontier. The Free Press: New York, 2000.

BARTON, D.; LEE, C. Linguagem online: textos e práticas digitais. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. 258 pg.

BRASIL. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE). 2013. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/acessoainternet2013. Acesso em: 18 mar. 2016.

_______. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2000.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997.

CAMERON, L.; DEIGNAN, A. The emergence of metaphor in discourse. Applied Linguistics, Oxford, v. 27, p. 671-690, 2006.

CASTELLS, M. Communication power. Oxford: Oxford University Press, 2009.

DAVIS, B.; SUMARA, D. Complexity and education: inquiries into learning, teaching and research. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2006.

FONSECA, A. G. Aprendizagem, mobilidade e convergência: Mobile Learning com celulares e smarphones. Mídia e Cotidiano, Niterói, n. 2, p.163-181, jun. 2013.

GELL-MANN M. O Quark e o Jaguar: as aventuras no simples e no complexo: Tradução Alexandre Tort. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

HANSEN, M. Bodies in code. New York: Routledge, 2006.

HOLLAND, Jonh H. Hidden Order: how adaptation builds complexity. Cambrigde, Massachusetts: Perseus Books, 1995.

JOHNSON, S. Sistemas Emergentes. Madrid: Turner Publicaciones/ Fondo de Cultura Econômica, 2003.

KELLY, S.; ALISSON, M. The complexity advantage. New York: McGraw-Hill, 1998.

LANTOLF, J. P. Sociocultural theory and L2. State of the Art. Studies in Second Language Acquisition, 28, p. 67-109, 2006.

LARSEN-FREEMAN, D. Chaos/complexity science and second language acquisition. Applied Linguistics, v. 18, n. 2, p. 141-165, 1997.

LARSEN-FREEMAN, D.; CAMERON, L. Complex systems and Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2008.

LEITE, M. S. COELHO, C. C. S. R.; BORNIA, A. C. A Cadeia de Suprimento vista como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC): convivência dialógica de conceitos. In: XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção. Anais ENEGEP 2003. ABEPRO. Ouro Preto, MG, Brasil, Outubro de 2003. CD-ROM.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

SILVA, V. Convergências e divergências adaptativas nas práticas de ensino e aprendizagem mediadas por smartphone. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 35/1, p. 95–112, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6035. Acesso em: 29 mar. 2024.