Convergências e divergências adaptativas nas práticas de ensino e aprendizagem mediadas por smartphone

Autores

  • Valdir Silva ollule4@yahoo.com

Palavras-chave:

Smartphone, Escola, Sistema Adaptativo Complexo

Resumo

Meu objetivo neste artigo é o de analisar as convergências e divergência nas práticas de ensino e aprendizagem mediadas pelo celular. Para tanto, tomo para estudo os trabalhos realizados no contexto da disciplina Linguagem e Tecnologia do Curso de Letras da UNEMAT/Cáceres-MT, e as leis que proíbem o uso do celular nas escolas e seus efeitos sobre os alunos do ensino fundamental e médio de duas escolas públicas. Toda a análise é orientada pela teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos. O estudo permitiu verificar que os alunos não concebem viver no mundo off-line da escola e nem apartados de seus celulares.

Biografia do Autor

Valdir Silva

Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras (FALE/UFMG, 2008). Professor do Curso de Letras – área de Linguagem e Tecnologia e Língua Inglesa, e do Programa de Pós-Graduação em Linguística, área de Linguística Aplicada, da Universidade Estadual do Mato Grosso, campus de Cáceres.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

SILVA, V. Convergências e divergências adaptativas nas práticas de ensino e aprendizagem mediadas por smartphone. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 35/1, p. 95–112, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6035. Acesso em: 24 jul. 2024.