Aprendizagem móvel no contexto de formação continuada: um estudo sobre affordances emergentes de interações de professores de inglês via WhatsApp

Autores

  • Junia de Carvalho Fidelis Braga
  • Ronaldo Corrêa Gomes Junior
  • Antônio Carlos Soares Martins

Palavras-chave:

Aprendizagem móvel, formação de professores, affordance

Resumo

Com base no conceito de affordance, discutimos neste artigo a integração de dispositivos móveis na formação continuada de professores de inglês e investigamos as percepções desses professores sobre o uso desses dispositivos, bem como as ações advindas dessas percepções. Os resultados, pautados na análise do corpus gerado nas interações via WhatsApp e de um questionário, indicam que os professores percebem os dispositivos e aplicativos móveis como ferramentas que podem ser usadas em sua formação e prática. As affordances mais recorrentes, entretanto, referem-se ao uso dos materiais de áudio produzidos durante as interações via WhatsApp para o desenvolvimento das habilidades orais dos próprios participantes.

Biografia do Autor

Junia de Carvalho Fidelis Braga

Doutora em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professora na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais e como pesquisadora na linha de Linguagem e Tecnologia. Seus interesses de pesquisa incluem aprendizagem móvel, jogos digitais e formação de professores com enfoque na integração de tecnologias digitais

Ronaldo Corrêa Gomes Junior

Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade de Letras da UFMG nas áreas de Linguagem e Tecnologia e Ensino de Inglês. Nessa faculdade, é membro do núcleo de pesquisa LingTec e integrante do LALINTEC (Laboratório de Linguagem e Tecnologia).

Antônio Carlos Soares Martins

Doutor em linguística aplicada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais  e  professor colaborador no Mestrado Profissional em Letras, na Universidade Estadual de Montes Claros, na linha de pesquisa “Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes”.

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Publicado

2017-12-30