Mobilidade e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores

  • Kyria Rebeca Finardi kyria.finardi@gmail.com
  • Gicele Vergine Vieira gicelevpreb@gmail.com

Palavras-chave:

Mobilidade, tecnologia, ensino-aprendizagem de L2

Resumo

Neste estudo, de cunho qualitativo, investigamos o uso de tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. A metodologia de análise utilizada foi a da construção teórica baseada nos dados (Grounded Theory) (GLASER, 1998), que busca identificar tendências e temas emergentes nas falas dos participantes – 28 brasileiros nativos estudantes de língua estrangeira. Os estudantes responderam um questionário de 16 perguntas abertas. Os resultados mostraram que o MALL concentra-se nos aspectos estruturais da língua estrangeira (L2) e que precisa avançar em termos de combinar características ergonômicas e pedagógicas para promover o aprendizado da L2 como fenômeno sociocomunicativo, propiciando o desenvolvimento das habilidades produtivas da língua, seja como ferramenta de apoio, seja empregado em contextos híbridos de aprendizagem, no formato de sala de aula invertida.

Biografia do Autor

Kyria Rebeca Finardi

Doutora em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008. Pós-doutora pela Universidade de Genebra (2015).  Professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação e membro permanente dos Programas de Pós Graduação em Linguística na linha de Linguística Aplicada (PPGEL) e em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE).

Gicele Vergine Vieira

Doutora em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2004. É docente do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Blumenau.

Referências

ARRUDA, E. P. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, v. 36, n. 2, p. 232-239, 2013.

ATTEWELL, J.; WEBSTER, T. Engaging and supporting mobile learners. In: Proceedings of MLEARNING 2004: Mobile learning anytime everywhere. London, UK: Learning and Skills Development Agency, 2004. p. 15-20.

BURSTON, J. Mobile-assisted language learning: A selected annotated bibliography of implementation studies 1994–2012. Language Learning & Technology, v. 17, n. 3, p. 157-224, 2013.

CHINNERY, G. Emerging Technologies - Going to the MALL: Mobile Assisted Language Learning. Language Learning & Technology, 10 (1), p. 9-16, 2006. Disponível em: http://llt.msu.edu/vol10num1/emerging/default.html. Acesso em: 03 nov. 2015.

EISENBERG, A. N. N. E. What did the professor say? Check your iPod. The New York Times, p. B2, 2007. Disponível em: http://uindyelearningresources.pbworks.com/f/What+Did+the+Professor+Say_+Check+Your+iPod+-+New+York+Times.pdf. Acesso em: 03 nov. 2015.

FADINI, K.; FINARDI, K. R. Web 2.0 Tools for the L2 Class and Beyond. In: END 2015 - International Conference on Education and New Developments, 2015, Porto. END 2015 International Conference on Education and New Developments Proceedings. Lisbon: World Institute for Advanced Research and Science (WIARS) 2015, v. 1. p. 603-607, 2015a.

______. Affordances of Web 2.0 Interfaces for the teaching/learning of L2 in the Flipped Classroom. In: International Conference of Education, Research and Innovation, 2015, Sevilha. ICERI 2015 Proceedings. Madri: Iated, v. 1, p. 1052-1058, 2015b.

FINARDI, K. R; PORCINO, M. C. Facebook na ensinagem de inglês como língua adicional. In: ARAÚJO, Julio; LEFFA, Vilson. (Org.). Redes sociais e ensino de língua: o que temos de aprender. São Paulo: Parábola, 2016. p. 99-115.

______.; SILVEIRA, N.; LIMA, S. Linguagem, Educação e Tecnologia na Abordagem de Ensino de Conteúdos por meio da Língua na Modalidade Invertida: Uma proposta de sequência didática. Artigo submetido à Revista Trabalhos em Linguística Aplicada. jan.2015.

______.; PREBIANCA, G. V. V.; SCHMITT, J. English Distance Learning: possibilities and limitations of MEO for the Flipped Classroom. Edição especial: Distance Language Teaching da Revista Brasileira de Linguística Aplicada. No prelo.

______.; ANDRADE, D. F. Technology, English Language Teaching and Internationalization at a Crossroad: Insights from the Analysis of a Virtual Learning Environment in Brazil. In: International Conference of Education, Research and Innovation, 2014, Sevilha. ICERI2014 Proceedings, Madri: IATED, v. 1. p. 1-12, 2014.

GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. Grounded theory. Strategien qualitativer Forschung. Bern: Huber, 1998.

GODWIN-JONES, R. Emerging technologies: Mobile apps for language learning. Language Learning & Technology, v. 15, n. 2, p. 2-11, 2011.

JOSEPH, S.; UTHER, M. Mobile devices for language learning: Multimedia approaches. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 4, n. 01, p. 7-32, 2009.

KERN, R.; WARSCHAUER, M. (Ed.). Network-based language teaching: Concepts and practice. Cambridge University Press, 2000.

KIM, H.; KWON, Y. Exploring smartphone applications for effective mobile-assisted language learning. Multimedia-Assisted Language Learning, v. 15, n. 1, p. 31-57, 2012.

KUKULSKA-HULME, A; SHIELD, L. An Overview of Mobile Assisted Language Learning: Can mobile devices support collaborative practice in speaking and listening? In: conference EuroCALL’07 Conference Virtual Strand. 2007.

______. An overview of mobile assisted language learning: From content delivery to supported collaboration and interaction. ReCALL, v. 20, n. 03, p. 271-289, 2008.

MIANGAH, T. M.; NEZARAT, A. Mobile-assisted language learning. International Journal of Distributed and Parallel Systems, v. 3, n. 1, p. 309-319, 2012.

MIODUSER, D; TUR-KASPA, H.; LEITNER, I. The learning value of computer-based instruction of early reading skills. Journal of Computer Assisted Learning, v. 16, n. 1, p. 54-63, 2000.

MORITA, M. The mobile-based learning (MBL) in Japan. In: Creating, Connecting and Collaborating Through Computing, 2003. C5 2003. Proceedings. First Conference on. IEEE, p. 128-129, 2003.

PEMBERTON, L.; MARCUS, W.; FALLAHKHAIR, S. A user created content approach to mobile knowledge sharing for advanced language learners. World Conference on Mobile and contextual Learning (mLearn), Orlando, Florida, 2009.

PREBIANCA, G. V. V.; FINARDI, K. R.; CARDOSO, G. Ensino-aprendizagem em contextos híbridos: o que pensam os alunos sobre o uso da tecnologia em aulas de inglês no ensino médio integrado. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, p. 95-119, 2015.

______.; CARDOSO, G.; FINARDI, K. R. Hibridizando a educação e o ensino de inglês: questões de inclusão e qualidade. Revista do GEL, v. 11, p. 47-70, 2014.

______.; SANTOS JUNIOR, V. P.; FINARDI, K. R. Analysis of an educational software for language learning: insights from the Theory of Structural Cognitive Modifiability and Human-Computer Interaction. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, PUC, São Paulo, v. 30, p. 95-114, 2014.

______.; VIEIRA, M. F. V.; FINARDI, K. R. Assessing EFL learners’ perceptions on the use of an educational software for English learning: an analysis of pedagogic and ergonomic features. Revista Educacion y Tecnologia, v. 6, p. 43-62, 2014.

QUINN, C. mLearning: Mobile, Wireless, in your Pocket Learning. LineZine, Fall 2000. Disponível em: http://www.linezine.com/2.1/features/cqmmwiyp. htm, 2000. Acesso em: 04 nov. 2015.

RAHIMI, M.; SOLEYMANI, E. The Impact of Mobile Learning on Listening Anxiety and Listening Comprehension. English Language Teaching, v. 8, n. 10, p. 152-161, 2015.

SANTAELLA, L. Games e comunidades virtuais. 2004. Disponível em: http://www.canalcontemporaneo.art.br/ tecnopoliticas/archives/000334.html. Acesso em: 04 nov. 2015.

SHARPLES, M. Learning as conversation transforming education in the mobile age. In: Proceedings of Conference on Seeing, Understanding, Learning in the Mobile Age, Budapest, Hungary, p. 147-152, 2005.

______. Big issues in mobile learning. 2006. Report of a workshop by the Kaleidoscope Network of Excellence Mobile Learning Initiative. 2006. Disponível em https://telearn.archives-ouvertes.fr/hal-00190254. Acesso em: 22 set. 2017.

SILVEIRA, N.; FINARDI, K. R. Hybridizing L2 Learning: Insights from an Intact Class Experience. In: END 2015 - International Conference on Education and New Developments, 2015, Porto Alegre. END 2015 International Conference on Education and New Developments Proceedings. Lisbon: World Institute for Advanced Research and Science (WIARS), v. 1, p. 593-597, 2015.

SOLOWAY, E.; NORRIS, C.; BLUMENFELD, P.; FISHMAN, B.; KRAJCIK, J.; MARX, R. Log on education: Handheld devices are ready-at-hand. Communications of the ACM, 44(6), p.15-20, 2001.

THORNTON, P.; HOUSER, C. Using mobile phones in English education in Japan. Journal of Computer Assisted Learning, 21(3), p. 217-228, 2005.

VIBERG, O.; GRÖNLUND, A. Mobile assisted language learning: A literature review. In: 11th World Conference on Mobile and Contextual Learning. Helsinki: DiVA, 2012. Disponível em: http://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?pid=diva2%3A549644&dswid=7719. Acesso em: 22 set. 2017.

WEINBERGER, D. Why Open Spectrum Matters. The end of the broadcast nation. In: MASUM, H.; BENKLER, Y. Collective intelligence: creating a prosperous world at peace. Oakton: Earth Intelligence Network, 2008. Disponível em: http://libros.metabiblioteca.org/ handle/001/277. Acesso em: 22 set. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

FINARDI, K. R.; VIEIRA, G. V. Mobilidade e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 35/1, p. 32–49, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6032. Acesso em: 26 abr. 2024.