Mobilidade e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores

  • Kyria Rebeca Finardi kyria.finardi@gmail.com
  • Gicele Vergine Vieira gicelevpreb@gmail.com

Palavras-chave:

Mobilidade, tecnologia, ensino-aprendizagem de L2

Resumo

Neste estudo, de cunho qualitativo, investigamos o uso de tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. A metodologia de análise utilizada foi a da construção teórica baseada nos dados (Grounded Theory) (GLASER, 1998), que busca identificar tendências e temas emergentes nas falas dos participantes – 28 brasileiros nativos estudantes de língua estrangeira. Os estudantes responderam um questionário de 16 perguntas abertas. Os resultados mostraram que o MALL concentra-se nos aspectos estruturais da língua estrangeira (L2) e que precisa avançar em termos de combinar características ergonômicas e pedagógicas para promover o aprendizado da L2 como fenômeno sociocomunicativo, propiciando o desenvolvimento das habilidades produtivas da língua, seja como ferramenta de apoio, seja empregado em contextos híbridos de aprendizagem, no formato de sala de aula invertida.

Biografia do Autor

  • Kyria Rebeca Finardi
    Doutora em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008. Pós-doutora pela Universidade de Genebra (2015).  Professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação e membro permanente dos Programas de Pós Graduação em Linguística na linha de Linguística Aplicada (PPGEL) e em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE).
  • Gicele Vergine Vieira
    Doutora em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2004. É docente do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Blumenau.

Referências

ARRUDA, E. P. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, v. 36, n. 2, p. 232-239, 2013.

ATTEWELL, J.; WEBSTER, T. Engaging and supporting mobile learners. In: Proceedings of MLEARNING 2004: Mobile learning anytime everywhere. London, UK: Learning and Skills Development Agency, 2004. p. 15-20.

BURSTON, J. Mobile-assisted language learning: A selected annotated bibliography of implementation studies 1994–2012. Language Learning & Technology, v. 17, n. 3, p. 157-224, 2013.

CHINNERY, G. Emerging Technologies - Going to the MALL: Mobile Assisted Language Learning. Language Learning & Technology, 10 (1), p. 9-16, 2006. Disponível em: http://llt.msu.edu/vol10num1/emerging/default.html. Acesso em: 03 nov. 2015.

EISENBERG, A. N. N. E. What did the professor say? Check your iPod. The New York Times, p. B2, 2007. Disponível em: http://uindyelearningresources.pbworks.com/f/What+Did+the+Professor+Say_+Check+Your+iPod+-+New+York+Times.pdf. Acesso em: 03 nov. 2015.

FADINI, K.; FINARDI, K. R. Web 2.0 Tools for the L2 Class and Beyond. In: END 2015 - International Conference on Education and New Developments, 2015, Porto. END 2015 International Conference on Education and New Developments Proceedings. Lisbon: World Institute for Advanced Research and Science (WIARS) 2015, v. 1. p. 603-607, 2015a.

______. Affordances of Web 2.0 Interfaces for the teaching/learning of L2 in the Flipped Classroom. In: International Conference of Education, Research and Innovation, 2015, Sevilha. ICERI 2015 Proceedings. Madri: Iated, v. 1, p. 1052-1058, 2015b.

FINARDI, K. R; PORCINO, M. C. Facebook na ensinagem de inglês como língua adicional. In: ARAÚJO, Julio; LEFFA, Vilson. (Org.). Redes sociais e ensino de língua: o que temos de aprender. São Paulo: Parábola, 2016. p. 99-115.

______.; SILVEIRA, N.; LIMA, S. Linguagem, Educação e Tecnologia na Abordagem de Ensino de Conteúdos por meio da Língua na Modalidade Invertida: Uma proposta de sequência didática. Artigo submetido à Revista Trabalhos em Linguística Aplicada. jan.2015.

______.; PREBIANCA, G. V. V.; SCHMITT, J. English Distance Learning: possibilities and limitations of MEO for the Flipped Classroom. Edição especial: Distance Language Teaching da Revista Brasileira de Linguística Aplicada. No prelo.

______.; ANDRADE, D. F. Technology, English Language Teaching and Internationalization at a Crossroad: Insights from the Analysis of a Virtual Learning Environment in Brazil. In: International Conference of Education, Research and Innovation, 2014, Sevilha. ICERI2014 Proceedings, Madri: IATED, v. 1. p. 1-12, 2014.

GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. Grounded theory. Strategien qualitativer Forschung. Bern: Huber, 1998.

GODWIN-JONES, R. Emerging technologies: Mobile apps for language learning. Language Learning & Technology, v. 15, n. 2, p. 2-11, 2011.

JOSEPH, S.; UTHER, M. Mobile devices for language learning: Multimedia approaches. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, v. 4, n. 01, p. 7-32, 2009.

KERN, R.; WARSCHAUER, M. (Ed.). Network-based language teaching: Concepts and practice. Cambridge University Press, 2000.

KIM, H.; KWON, Y. Exploring smartphone applications for effective mobile-assisted language learning. Multimedia-Assisted Language Learning, v. 15, n. 1, p. 31-57, 2012.

KUKULSKA-HULME, A; SHIELD, L. An Overview of Mobile Assisted Language Learning: Can mobile devices support collaborative practice in speaking and listening? In: conference EuroCALL’07 Conference Virtual Strand. 2007.

______. An overview of mobile assisted language learning: From content delivery to supported collaboration and interaction. ReCALL, v. 20, n. 03, p. 271-289, 2008.

MIANGAH, T. M.; NEZARAT, A. Mobile-assisted language learning. International Journal of Distributed and Parallel Systems, v. 3, n. 1, p. 309-319, 2012.

MIODUSER, D; TUR-KASPA, H.; LEITNER, I. The learning value of computer-based instruction of early reading skills. Journal of Computer Assisted Learning, v. 16, n. 1, p. 54-63, 2000.

MORITA, M. The mobile-based learning (MBL) in Japan. In: Creating, Connecting and Collaborating Through Computing, 2003. C5 2003. Proceedings. First Conference on. IEEE, p. 128-129, 2003.

PEMBERTON, L.; MARCUS, W.; FALLAHKHAIR, S. A user created content approach to mobile knowledge sharing for advanced language learners. World Conference on Mobile and contextual Learning (mLearn), Orlando, Florida, 2009.

PREBIANCA, G. V. V.; FINARDI, K. R.; CARDOSO, G. Ensino-aprendizagem em contextos híbridos: o que pensam os alunos sobre o uso da tecnologia em aulas de inglês no ensino médio integrado. Caminhos em Linguística Aplicada, v. 12, p. 95-119, 2015.

______.; CARDOSO, G.; FINARDI, K. R. Hibridizando a educação e o ensino de inglês: questões de inclusão e qualidade. Revista do GEL, v. 11, p. 47-70, 2014.

______.; SANTOS JUNIOR, V. P.; FINARDI, K. R. Analysis of an educational software for language learning: insights from the Theory of Structural Cognitive Modifiability and Human-Computer Interaction. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, PUC, São Paulo, v. 30, p. 95-114, 2014.

______.; VIEIRA, M. F. V.; FINARDI, K. R. Assessing EFL learners’ perceptions on the use of an educational software for English learning: an analysis of pedagogic and ergonomic features. Revista Educacion y Tecnologia, v. 6, p. 43-62, 2014.

QUINN, C. mLearning: Mobile, Wireless, in your Pocket Learning. LineZine, Fall 2000. Disponível em: http://www.linezine.com/2.1/features/cqmmwiyp. htm, 2000. Acesso em: 04 nov. 2015.

RAHIMI, M.; SOLEYMANI, E. The Impact of Mobile Learning on Listening Anxiety and Listening Comprehension. English Language Teaching, v. 8, n. 10, p. 152-161, 2015.

SANTAELLA, L. Games e comunidades virtuais. 2004. Disponível em: http://www.canalcontemporaneo.art.br/ tecnopoliticas/archives/000334.html. Acesso em: 04 nov. 2015.

SHARPLES, M. Learning as conversation transforming education in the mobile age. In: Proceedings of Conference on Seeing, Understanding, Learning in the Mobile Age, Budapest, Hungary, p. 147-152, 2005.

______. Big issues in mobile learning. 2006. Report of a workshop by the Kaleidoscope Network of Excellence Mobile Learning Initiative. 2006. Disponível em https://telearn.archives-ouvertes.fr/hal-00190254. Acesso em: 22 set. 2017.

SILVEIRA, N.; FINARDI, K. R. Hybridizing L2 Learning: Insights from an Intact Class Experience. In: END 2015 - International Conference on Education and New Developments, 2015, Porto Alegre. END 2015 International Conference on Education and New Developments Proceedings. Lisbon: World Institute for Advanced Research and Science (WIARS), v. 1, p. 593-597, 2015.

SOLOWAY, E.; NORRIS, C.; BLUMENFELD, P.; FISHMAN, B.; KRAJCIK, J.; MARX, R. Log on education: Handheld devices are ready-at-hand. Communications of the ACM, 44(6), p.15-20, 2001.

THORNTON, P.; HOUSER, C. Using mobile phones in English education in Japan. Journal of Computer Assisted Learning, 21(3), p. 217-228, 2005.

VIBERG, O.; GRÖNLUND, A. Mobile assisted language learning: A literature review. In: 11th World Conference on Mobile and Contextual Learning. Helsinki: DiVA, 2012. Disponível em: http://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?pid=diva2%3A549644&dswid=7719. Acesso em: 22 set. 2017.

WEINBERGER, D. Why Open Spectrum Matters. The end of the broadcast nation. In: MASUM, H.; BENKLER, Y. Collective intelligence: creating a prosperous world at peace. Oakton: Earth Intelligence Network, 2008. Disponível em: http://libros.metabiblioteca.org/ handle/001/277. Acesso em: 22 set. 2017.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Mobilidade e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 35/1, p. 32–49, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6032. Acesso em: 29 mar. 2025.