Mobilidade e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras

Autores

  • Kyria Rebeca Finardi kyria.finardi@gmail.com
  • Gicele Vergine Vieira gicelevpreb@gmail.com

Palavras-chave:

Mobilidade, tecnologia, ensino-aprendizagem de L2

Resumo

Neste estudo, de cunho qualitativo, investigamos o uso de tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. A metodologia de análise utilizada foi a da construção teórica baseada nos dados (Grounded Theory) (GLASER, 1998), que busca identificar tendências e temas emergentes nas falas dos participantes – 28 brasileiros nativos estudantes de língua estrangeira. Os estudantes responderam um questionário de 16 perguntas abertas. Os resultados mostraram que o MALL concentra-se nos aspectos estruturais da língua estrangeira (L2) e que precisa avançar em termos de combinar características ergonômicas e pedagógicas para promover o aprendizado da L2 como fenômeno sociocomunicativo, propiciando o desenvolvimento das habilidades produtivas da língua, seja como ferramenta de apoio, seja empregado em contextos híbridos de aprendizagem, no formato de sala de aula invertida.

Biografia do Autor

Kyria Rebeca Finardi

Doutora em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008. Pós-doutora pela Universidade de Genebra (2015).  Professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação e membro permanente dos Programas de Pós Graduação em Linguística na linha de Linguística Aplicada (PPGEL) e em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE).

Gicele Vergine Vieira

Doutora em Letras (Inglês) pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2004. É docente do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Blumenau.

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Publicado

2017-12-30

Como Citar

FINARDI, K. R.; VIEIRA, G. V. Mobilidade e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 35/1, p. 32–49, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/6032. Acesso em: 24 jul. 2024.