A PRESENÇA E A ABORDAGEM DE GÊNEROS MULTIMODAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Neste artigo, apresentamos os resultados parciais da análise da presença e abordagem de gêneros multimodais em dois livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Baseamo-nos no conceito de multimodalidade proposto por Kress e van Leeuwen (1996 e 2001) e nas propostas para o trabalho com as linguagens verbal e não-verbal presentes em documentos oficiais brasileiros que tratam do ensino. Identificamos que ainda não há a devida atenção aos componentes não-verbais dos gêneros multimodais e que há muito ainda a se fazer para que o ensino de língua portuguesa centre-se em letramentos múltiplos.
PALAVRAS-CHAVE: multimodalidade; gênero; livro didático de língua portuguesa
PRESENCE AND APRROACH OF MULTIMODAL GENRES IN TEXTBOOKS OF PORTUGUESE LANGUAGE IN High School
ABSTRACT: In this paper we present the partial results of analysis of the presence and approach of multimodal genres in two textbooks of Portuguese Language used in high school. We based on the multimodal concepts proposed by Kress and van Leeuwen (1996 and 2001) and in the proposals for the work with the verbal and non-verbal languages present in official Brazilian documents. We have identified that there is still no necessary attention to non-verbal components of multimodal genres and there is still a lot to do to make the Portuguese Language teaching be focused in multiple literacy.
Keywords: Multimodality, genre, Portuguese textbooks.