Interdiscursividade e intertextualidade: a constituição dos sentidos do dizer no universo autoral

Autores

  • Terezinha Maia Martincowski cowski91@gmail.com

Palavras-chave:

constituição do universo autoral, ensino superior, interdiscursividade/intertextualidade

Resumo

Neste estudo, procuramos discutir a constituição do universo autoral de jovens universitários a partir da leitura interpretativa e da formação de arquivos, entendendo que produzimos a partir do uso de textos e argumentos que habitam nossos arquivos. A partir dessa compreensão, o objetivo da presente pesquisa foi o de analisar o processo de escrita com autoria. A análise da produção foi orientada para a busca da plurivocidade, a partir da interdiscursividade e da intertextualidade, observando se as ideias principais de textos e de discussões trabalhadas em sala de aula são consideradas na produção escrita. A maioria manteve-se no tema, indicando tanto apropriação da tarefa como atitude interpretativa das leituras e constituição dos sentidos do dizer e também apresentou textos produzidos com autoria, transformando o dizer alheio em dizer próprio, assumindo posicionamento axiológico e responsividade.

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Publicado

2018-02-28

Como Citar

MARTINCOWSKI, T. M. Interdiscursividade e intertextualidade: a constituição dos sentidos do dizer no universo autoral. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 36, p. 95–110, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/5793. Acesso em: 5 maio. 2024.

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