Sobre o amor e a incapacidade de amar
Palavras-chave:
Elfriede Jelinek, A pianista, amorResumo
Em muitos textos de Elfriede Jelinek, a ausência de amor representa uma característica central na interação das personagens. Isso vale especialmente para o seu romance Die Klavierspielerin (A Pianista), cujo enredo trata do triângulo formado por mãe, filha e um jovem aluno que negociam signos de amor, em busca de uma narrativa de identidade em consonância com seus valores e projetos pessoais. Para refletir sobre essa questão o presente artigo está dividido em duas partes. Primeiramente, discutem-se algumas ideias sobre o conceito de amor, a fim de estabelecer uma base teórica – sem ambicionar uma definição exaustiva – que permita analisar esse discurso no texto ficcional. Na segunda parte, a análise foca no texto literário com o objetivo de compreender a dinâmica do amor materno (2), do corpo ao mesmo tempo rebelde e domesticado (3), a busca por espaços íntimos não controlados (4) e, por fim, a imaginação do futuro como elemento do amor (5).
Referências
DEMMERLING, Christoph; LANDWEER, Hilge. Philosophie der Gefühle. Von Achtung bis Zorn. Stuttgart: Metzler, 2007.
ELIAS, Norbert. Über den Prozess der ZivilisationI/II: Soziogenetische und psychogenetische Untersuchungen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2007.
FOUCAULT, Michel. Dispositive der Macht. Berlin: Merve Verlag, 1978.
FOUCAULT, Michel. Botschaften der Macht. Reader Diskurs und Medien. Editado por Jan Engelmann. Stuttgart: Deutsche Verlagsanstalt, 1999.
FOUCAULT, Michel. Analytik der Macht. Tradução do francês: Reiner Ansén. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2005.
FROMM, Erich. Die Kunst des Liebens. Frankfurt am Main/Berlin/Wien: Ullstein Materialien, 1984.
HANSEN, Klaus P. Kultur und Kulturwissenschaften. 3. ed. Tübingen/Basel: UTB, 2003.
HANTEL-QUITMANN, Wolfgang. Die Globalisierung der Intimität: Die Zukunft intimer Beziehungen im Zeitalter der Globalisierung. In: HANTEL-QUTIMANN, W.; KASNER, P. Die Globalisierung der Intimität: Die Zukunft intimer Beziehungen m Zeitalter der Globalisierung. Gießen: Psychosozial-Verlag, 2002. p. 21-61.
HOFFMANN, Yasmin. Die Klavierspielerin oder ‚Eros absent‘. In: HARTL, Lydia et al. (Org.). Die Ästhetik des Voyeur/L‘Esthétique du voyeur. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2003. p. 109-117.
HÜLSHOFF, Thomas. Emotionen. München/Basel: Ernst Reinhardt Verlag, 2006.
JELINEK, Elfriede. A Pianista. Tradução do alemão: Luis S. Krausz. São Paulo: Tordesilhas, 2011.
LEVITA, David J. Der Begriff der Identität. Tradução do inglês: Karin Monte e Claus Rolshausen. Gießen: Psychosozial-Verlag, 2002.
LUHMANN, Niklas. Liebe als Passion: Zur Codierung von Intimität. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1994.
MEAD, George Herbert. Mind, Self and Society. Chicago/London: University of Chicago Press, 1992.
MÜLLER-FUNK, Wolfgang. Kulturtheorie. Tübingen/Basel: UTB, 2006.
SWAAN, Abram de. Die Inszenierung der Intimität. Wohnverhältnisse und Familieleben. In: BUCHHOLZ, Michael B. (Org.). Intimität: über die Veränderungen des Privaten. Weinheim/Basel: Beltz, 1989. p. 41-57.
TENHOUTEN, Warren D. A General Theory of Emotions and Social Life. London/New York: Routledge, 2009.
USSEL, Jos van. Intimität. Tradução do holandês: Gabriele Rödner. Gießen: Focus Verlag, 1979.
ZIMA, Peter. Theorie des Subjekts. Tübingen/Basel: Francke, 2000.