Sobre o amor e a incapacidade de amar

Autores

  • Dionei Mathias dioneimathias@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Elfriede Jelinek, A pianista, amor

Resumo

Em muitos textos de Elfriede Jelinek, a ausência de amor representa uma característica central na interação das personagens. Isso vale especialmente para o seu romance Die Klavierspielerin (A Pianista), cujo enredo trata do triângulo formado por mãe, filha e um jovem aluno que negociam signos de amor, em busca de uma narrativa de identidade em consonância com seus valores e projetos pessoais. Para refletir sobre essa questão o presente artigo está dividido em duas partes. Primeiramente, discutem-se algumas ideias sobre o conceito de amor, a fim de estabelecer uma base teórica – sem ambicionar uma definição exaustiva – que permita analisar esse discurso no texto ficcional. Na segunda parte, a análise foca no texto literário com o objetivo de compreender a dinâmica do amor materno (2), do corpo ao mesmo tempo rebelde e domesticado (3), a busca por espaços íntimos não controlados (4) e, por fim, a imaginação do futuro como elemento do amor (5).

Biografia do Autor

Dionei Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas

Referências

DEMMERLING, Christoph; LANDWEER, Hilge. Philosophie der Gefühle. Von Achtung bis Zorn. Stuttgart: Metzler, 2007.

ELIAS, Norbert. Über den Prozess der ZivilisationI/II: Soziogenetische und psychogenetische Untersuchungen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2007.

FOUCAULT, Michel. Dispositive der Macht. Berlin: Merve Verlag, 1978.

FOUCAULT, Michel. Botschaften der Macht. Reader Diskurs und Medien. Editado por Jan Engelmann. Stuttgart: Deutsche Verlagsanstalt, 1999.

FOUCAULT, Michel. Analytik der Macht. Tradução do francês: Reiner Ansén. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2005.

FROMM, Erich. Die Kunst des Liebens. Frankfurt am Main/Berlin/Wien: Ullstein Materialien, 1984.

HANSEN, Klaus P. Kultur und Kulturwissenschaften. 3. ed. Tübingen/Basel: UTB, 2003.

HANTEL-QUITMANN, Wolfgang. Die Globalisierung der Intimität: Die Zukunft intimer Beziehungen im Zeitalter der Globalisierung. In: HANTEL-QUTIMANN, W.; KASNER, P. Die Globalisierung der Intimität: Die Zukunft intimer Beziehungen m Zeitalter der Globalisierung. Gießen: Psychosozial-Verlag, 2002. p. 21-61.

HOFFMANN, Yasmin. Die Klavierspielerin oder ‚Eros absent‘. In: HARTL, Lydia et al. (Org.). Die Ästhetik des Voyeur/L‘Esthétique du voyeur. Heidelberg: Universitätsverlag Winter, 2003. p. 109-117.

HÜLSHOFF, Thomas. Emotionen. München/Basel: Ernst Reinhardt Verlag, 2006.

JELINEK, Elfriede. A Pianista. Tradução do alemão: Luis S. Krausz. São Paulo: Tordesilhas, 2011.

LEVITA, David J. Der Begriff der Identität. Tradução do inglês: Karin Monte e Claus Rolshausen. Gießen: Psychosozial-Verlag, 2002.

LUHMANN, Niklas. Liebe als Passion: Zur Codierung von Intimität. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1994.

MEAD, George Herbert. Mind, Self and Society. Chicago/London: University of Chicago Press, 1992.

MÜLLER-FUNK, Wolfgang. Kulturtheorie. Tübingen/Basel: UTB, 2006.

SWAAN, Abram de. Die Inszenierung der Intimität. Wohnverhältnisse und Familieleben. In: BUCHHOLZ, Michael B. (Org.). Intimität: über die Veränderungen des Privaten. Weinheim/Basel: Beltz, 1989. p. 41-57.

TENHOUTEN, Warren D. A General Theory of Emotions and Social Life. London/New York: Routledge, 2009.

USSEL, Jos van. Intimität. Tradução do holandês: Gabriele Rödner. Gießen: Focus Verlag, 1979.

ZIMA, Peter. Theorie des Subjekts. Tübingen/Basel: Francke, 2000.

Downloads

Publicado

2018-02-28

Como Citar

MATHIAS, D. Sobre o amor e a incapacidade de amar. Polifonia, [S. l.], v. 24, n. 36, p. 129–148, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/5756. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Outros lugares