PORTUGAL E BRASIL: LETRAMENTO E ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Carolina Carvalho celiadr@uol.com.br
    Universidade Nova de Lisboa

Resumo

Apresentamos neste artigo um estudo em que se investigou oensino da leitura no Brasil e em Portugal, entre professores de línguaportuguesa do 9º ano de escolaridade, na tentativa de caracterizar asestratégias que são tidas em conta no desenvolvimento de competênciasde letramento, nomeadamente para o desenvolvimento da compreensãona leitura. Da análise efetuada, conclui-se que o trabalho de ensino dacompreensão se centra essencialmente em atividades de pós-leitura dotipo pergunta-resposta, sendo incipiente, nas práticas dos professores, oensino explícito de estratégias cognitivas e metacognitivas. A partir daanálise dos dados, foi-nos possível identificar, também,as concepçõesde letramento e de ensino de leitura dos professores brasileiros e portugueses.

PALAVRAS-CHAVE: compreensão na leitura, práticas de ensino, estratégiasde leitura

PORTUGAL E BRAZIL: LITERACY AND READING TEACHING

ABSTRACT: We presents in this paper a study that investigates theteaching of reading comprehension in Brazil and Portugal, in an attemptto show what strategies are used in the development of literacy skills.The presented qualitative analysis was collected among teachers ofPortuguese language of the 9th grade. From the analysis we couldconclude that teaching of reading comprehension is mainly a post readingactivity and the teaching of cognitive and metacognitive abilities isincipient. Likewise it was also possible to identify the teachers’conceptions about literacy and the PISA.

KEYWORDS: reading comprehension, teaching practices, readingstrategies

 

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

CARVALHO, C. PORTUGAL E BRASIL: LETRAMENTO E ENSINO DE LITERATURA. Polifonia, [S. l.], v. 19, n. 25, 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/573. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê