TECNOLOGIAS E ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Autores

  • Sergio Flores Pedroso celiadr@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Neste artigo são tecidas considerações em torno da relaçãotecnologia-ensino público de línguas estrangeiras para tentar tornaroperativos os conceitos de comunicação e de informação dentro doarcabouço teórico da Análise do Discurso de linha francesa. Passa-sedepois a problematizar um modo de explicar efeitos identitários do universodigital referido como Tecnologias da Informação e da Comunicação(TIC). Finalmente, é abordada a relação ensino de línguas estrangeiras-TIC,focando a necessidade da implementação de um novo tipo deletramento na formação de professores e na escola pública.

PALAVRAS-CHAVE: ensino de línguas estrangeiras, TIC, formação deprofessores

TECHNOLOGIES AND PUBLIC EDUCATION OF FOREIGN LANGUAGE TEACHING

ABSTRACT: This paper focuses on the relationship between technologyand foreign language teaching on public education trying to makeoperational the concepts of communication and information withinFrench Discourse Analysis theory. Next, ways of explaining identitarianeffects of the digital universe known as Information and CommunicationTechnologies (ICT) are discussed. Finally, it is discussed the relationbetween foreign language teaching and ICT focusing on the need toimplement a new type of literacy in teacher education and in public school.

KEYWORDS: foreign language teaching, ICT, teacher education

 

Downloads

Publicado

2012-11-06

Como Citar

FLORES PEDROSO, S. TECNOLOGIAS E ENSINO PÚBLICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. Polifonia, [S. l.], v. 19, n. 25, 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/572. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê