O LETRAMENTO CRÍTICO E AS TEORIAS PÓS-COLONIAIS NO ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA
Resumo
Com o propósito de oferecer uma reflexão a respeito do ensinodas literaturas de língua inglesa, estabeleço, neste artigo, uma conexãoentre a teoria pós-colonial e o letramento crítico, procurando demonstrarque a experiência do contraponto é uma estratégia de leiturade obras literárias que funciona como um elo entre esses dois camposde estudo. Em primeiro lugar, analiso a introdução da leituracontrapontística nos estudos pós-coloniais e seus desdobramentos nodecorrer do tempo. Em seguida, discuto três exemplos de reflexões epráticas de letramento crítico na educação literária em que o procedimentodo contraponto também parece ser proeminente.
PALAVRAS-CHAVE: teoria pós-colonial, letramento crítico, contraponto
CRITICAL LETRACY AND POST-COLONIAL THEORIES IN THE TEACHING OF LITERATURES IN ENGLISH
ABSTRACT: In order to offer a reflection on the teaching of literaturesin English, this paper establishes a connection between postcolonialtheory and critical literacy, seeking to demonstrate that the experienceof counterpoint is a reading strategy of literary works that functions asa link between these two fields of study. First, I analyze the introductionof contrapuntal reading in postcolonial studies, together with itsdevelopment over time. Next, I discuss three examples of reflectionsand practices of critical literacy in literary education in which theprocedure of counterpoint also seems to be prominent.
KEYWORDS: postcolonial theory, critical literacy, counterpoint