DESIGN E REDESIGN DE CURSO ONLINE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE

Autores

  • Andrea da Silva Marques Ribeiro celiadr@uol.com.br
    Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo foco na elaboração de curso online para professoresde inglês e busco descrever e compreender o design desse curso.Partindo do conceito de atividade essencialmente humana etransformadora e de que um curso online é composto por uma rede desistemas de atividade, foram analisadas duas versões do curso Teachers'Links. Na primeira, identifiquei a rede de sistemas do curso e os problemasocorridos em sua implementação. Na segunda versão, analisei oimpacto de tais problemas no redesign do curso. Os resultados apontamque o redesign não trata dos problemas pontualmente, mas baseia-semais nas ações dos sujeitos na melhoria do curso oferecido.

PALAVRAS-CHAVE: design de curso online, teoria da atividade, redede sistemas de atividade.

ONLINE COURSE DESIGN AND REDESIGN UNDER THE PERSPECTIVE OF ACTIVITY THEORY

In this article, I focus on the development of an onlinecourse for teachers of English and aims at describing and understandingits design. Based on the concept of activity as essentially human andtransforming and that an online course is composed by a network ofactivity systems, two editions of the course Teachers' Links wereanalyzed. In the first one, I identified the network of activity systems aswell as the problems that occurred during its implementation. In thesecond edition, I analyzed the impact of such problems in the redesignof the course. The results indicate that the redesign does not deal withthe problems individually, but is based more on the participants' actionsin the betterment of the offered course.

KEYWORDS: online course design, activity theory, network of systems

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Publicado

2012-11-06

Como Citar

RIBEIRO, A. da S. M. DESIGN E REDESIGN DE CURSO ONLINE NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA ATIVIDADE. Polifonia, [S. l.], v. 19, n. 25, 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/567. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê