APRESENTAÇÃO
Resumo
Nos últimos anos, profundas mudanças sociais, em decorrênciadas tecnologias de informação, vêm afetando a relação cotidiana entre as pessoas. Vivemos por aproximação, justaposição e/ou por deslocamento com outras culturas e povos. Ao mesmo tempo, somos impelidos por diversas manifestações linguageiras que se multiplicam em formas diversas, voláteis e instáveis. Em se tratando de sala de aula, é comum observarmos alunos enviarem e-mails, escreverem mensagens, vivenciarem outros espaços, paralelamente às aulas das quais participam, por meio da internet. Essas formas de letramento parecem sugerir inéditos contornos no cenário educacional. Assim, cada vez mais, novas práticas letradas parecem impactar o ambiente escolar que configuram um lugar de multiplicidade de sentidos. Em decorrência dessas transformações, o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras tornaram-se fenômenos complexos. Nunca, antes, na história da humanidade, as pessoas puderam utilizar instrumentos tecnológicos que lhes permitissem a comunicação simultânea e em tempo real com diversos indivíduos espalhados no mundo. Diante dessa configuração, o tema “Letramento e seus desdobramentos sociais, culturais, históricos e cognitivos” pareceu-nos oportuno para a edição de 2012 do periódico científico Polifonia – Estudos Linguísticos. Reunimos no dossiê desta publicação um conjunto de onze textos, nos quais os autores fazem considerações acerca das interações hipermediáticas, na perspectiva de multiletramentos. Na segunda parte, intitulada “Outros lugares”, foram colocados seis artigos, resultados de pesquisas que não estão diretamente relacionadas ao tema, mas que promovem um mapeamento atual da pesquisa sobre linguagem no Brasil.Downloads
Publicado
2012-11-06
Como Citar
MARCELO DE JESUS, D. APRESENTAÇÃO. Polifonia, [S. l.], v. 19, n. 25, 2012. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/563. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Apresentação