CONSTRUÇÕES DE VOZ EM TÍTULOS DE NOTÍCIAS E EM MANCHETES: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO
Resumo
O presente trabalho pretende contribuir para o ensino de língua portuguesa no nível médio com uma análise funcionalista de construções de voz em títulos de notícias e em manchetes de jornais. A partir do trabalho de Bertoque (2010), enfocam-se a organização e a funcionalidade dessas construções. Observa-se que, mesmo com a predominância da construção ativa, como sugerem os manuais de redação jornalística, outras construções se mostraram eficientes para atingir determinados propósitos comunicativos.
PALAVRAS-CHAVE: voz, funcionalismo, ensino, discurso jornalístico.
CONSTRUCTIONS OF VOICE IN TITLES OF NEWS AND IN HEADLINES: A CONTRIBUTION FOR TEACHING
ABSTRACT: This paper aims to contribute to the teaching of Portuguese in high school with an analysis of voice constructions in news titles and newspapers headlines from a functionalist perspective of language. From Bertoque (2010), it focuses on the organization and functionality of these constructions. It is observed that even with the prevalence of active construction, as suggested by the manuals of journalistic writing, other constructions has proved effective to achieve particular communicative purposes.
KEYWORDS: Voice, functionalism, teaching, journalistic discourse.