O gênero textual apresentação em Powerpoint na sala de aula: um estudo de caso
Palavras-chave:
Escrita, gênero textual, interaçãoResumo
Neste artigo, abordamos o gênero apresentação em PowerPoint no contexto da sala de aula a partir da perspectiva da nova retórica de linha americana e da multimodalidade textual. Para tanto, analisamos as apresentações usadas nas aulas de Semântica de Língua Portuguesa no curso de Letras. Os resultados revelam que, nesse contexto, o gênero apresentação em PowerPoint apresenta intertextualidade intergenérica. Quanto ao aspecto formal, há um rompimento com a estrutura característica do gênero, pois ocorre uma sobrecarga de textos verbais. A organização retórica das apresentações analisadas baseia-se na modalidade text-flow.
Referências
BATEMAN, J.; DELIN, J.; HENSCHEL, R. Mapping the multimodal genres of traditional and eletronic newspapers. In: ROYCE, T. D; BOWCHER, W. L. (Eds.), New directions in the analysis of multimodal discourse. Mahwah: Lawrence Erlbaum, 2007.
BATEMAN, J. A. Multimodality and genre: a foundation for the systematic analysis of multimodal documents. New York: Palgrave Macmillan, 2008.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
______. Gênero, agência e escrita. São Paulo: Cortez, 2006.
______. Escrita, gênero e interação social. Organizado por Judith Chambliss Hoffnagel e Angela Paiva Dionisio. São Paulo: Cortez, 2007.
______. Series editor’s preface. In: BAWASHI, Anis S.; REIFF, Mary Jo. Genre: an introduction to history, theory, research, and pedagogy. West Lafayette, Indiana: Parlor Press and The WAC Clearinghouse, 2010, p. xi-xii.
BAZERMAN, Charles; MILLER, Carolyn R. Gêneros textuais. In: DIONISIO, Angela P. et al (Orgs). Bate-papo Acadêmico. Recife: Núcleo de Investigações Sobre Gêneros Textuais, 2011, p. 67.
DEVITT, Amy J. Writing genres. Carbondale: Southern Illinois University Press, 2004.
PARKER, I. Absolute PowerPoint: can a software package edit our thoughts? The New Yorker. Annals of Business. 28 de maio de 2001. In: VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Retórica e multimodalidade do PowerPoint educativo. Tese de doutorado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco. Recife: 2011.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Ana Raquel; BEZERRA, Maria Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 19-22.
MILLER, C. R. Genre as Social Action. Quarterly Journal of Speech 70: 151-167, 1984.
______. Estudos sobre gênero textual, agência e tecnologia. DIONISIO, A.; Hoffnagel, J. C. (Orgs.). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009.
ROCKWELL, E. Teaching Genres: A Bakhtinian Approach. Anthropology & Education Quarterly, Arlington (VA), v. 31, p. 260-282, 2000.
VIEIRA, Ana Regina Ferraz. Retórica e multimodalidade do PowerPoint educativo. Tese de doutorado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco. Recife: 2011.
YATES, J.; ORLIKOWSKI, W. The powerpoint presentation and its colloraries: how genres shape communicative action in organizations. Amityville, NY: Baywood Publishing Company, 2007.