INTERAÇÃO E A SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTOS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA

Autores

  • Rafael Vetromille-Castro celiadr@uol.com.br
  • Gabriela Bohlmann Duarte celiadr@uol.com.br

Resumo

Neste trabalho, a questão da interação em contexto digital, especificamente naquele voltado para o ensino/aprendizagem e para a formação de professores de línguas, é discutida sob a perspectiva das teorias da Complexidade.  Partindo de autores como Morin & Le Moigne (2000), Bertalanffy (1973), Piaget (1973), Martins (2008), dentre outros, argumenta-se em favor do entendimento da sala de aula online ou híbrida como um sistema complexo e da decorrente imprescindibilidade da interação para a emergência sistêmica e para a aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: formação de professores de LE, aprendizagem de LE, complexidade.

  INTERACTION AND THE FOREIGN LANGUAGE CLASSROOM IN  DIGITAL CONTEXTS: A COMPLEX PERSPECTIVE

ABSTRACT: In this text, the issue of interaction in digital context, specifically in those contexts both of language learning and language teacher education, is approached under the perspective of Complexity theories.  Based on authors like Morin & Le Moigne (2000), Bertalanffy (1973), Piaget (1973), Martins (2008), we argue for both the assumption that the online or hybrid classroom is a complex system and the consequent indispensability of interaction for system emergence and for learning.

KEYWORDS: language teacher education, language learning, complexity.

Downloads

Publicado

2011-11-26

Como Citar

VETROMILLE-CASTRO, R.; BOHLMANN DUARTE, G. INTERAÇÃO E A SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTOS DIGITAIS: UMA PERSPECTIVA COMPLEXA. Polifonia, [S. l.], v. 18, n. 23, 2011. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/26. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê