FÓRMULAS DE ENSINAR E DE APRENDER

Autores

  • Sônia Aparecida Lopes Benites celiadr@uol.com.br
    UEN

Resumo

Considerando que as fórmulas constroem e cristalizam questões políticas e sociais, e auxiliam a organização discursiva das relações de poder e de opinião, o artigo aborda fórmulas referentes à política de educação superior veiculadas em textos oficiais ou que comentam documentos oficiais. A fim de identificar alterações semânticas e formais, efetuadas discursiva e metadiscursivamente, investigamos a natureza das questões que as envolvem, como os sentidos a elas atribuídos em diferentes posicionamentos discursivos. Dedicamos especial atenção às propriedades da fórmula: sua forma cristalizada, sua discursividade, seu caráter de referente social e sua dimensão polêmica.

PALAVRAS-CHAVE: fórmula, referente social, polêmica.

FORMULAS FOR TEACHING AND LEARNING

ABSTRACT: Since formulas build and materialize political and social problems and help in the discursive organization of power and opinion relationships, current research investigates the formulae related to policies in Higher Education given in texts that comment official documents. So that semantic and formal alterations, undertaken in a discursive and meta-discursive manner, may be identified, current essay shall investigate the nature of the issues that involve them, such as the meanings they are attributed in different discursive conditionings. Special attention is given to the properties of the formula, or rather, its crystallized form, its discursivity, its nature as social referent and its polemical dimension.

KEYWORDS: formula; social referent; polemics.

Downloads

Publicado

2011-11-26

Como Citar

LOPES BENITES, S. A. FÓRMULAS DE ENSINAR E DE APRENDER. Polifonia, [S. l.], v. 18, n. 23, 2011. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/21. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê