A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM A DISCIPLINA DE LINGUAGEM LITERÁRIA E CINEMATOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Carla Cristina Fernandes Souto celiadr@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Suely Corvacho celiadr@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Raul De Souza Puschel celiadr@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

 

 O artigo apresenta a aplicação das propostas dos cadernos didáticos para o professor da disciplina Linguagem Literária e Cinematográfica, elaborados pelos Professores Doutores Alice Vieira e José Luís Landeira para o Ensino Médio, no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, na cidade de São Paulo. O material pedagógico parte do pressuposto de que o processo de interação com o outro conduz a uma resposta que se realiza por meio da linguagem. A inovação na estrutura das disciplinas foi concebida para fomentar o interesse pela leitura e produção textual, colocando o foco nos conteúdos em que os estudantes apresentavam melhor desempenho global. Na obra Do mundo da leitura para a leitura do mundo, Marisa Lajolo (1999) mostra que atividades que contribuam para um relacionamento mais intenso do aluno com o texto e que formem um caminho para o seu inter-relacionamento com seu próprio repertório tornam-no sujeito ativo da leitura. As linguagens são abordadas no seu papel discursivo. A condução das aulas é construída em forma de sequências didáticas que ajudam a desenvolver as habilidades e competências do aluno, partindo das mais simples, como “identificar”, em direção às mais complexas, como “inferir” e “relacionar”, de acordo com os parâmetros dos exames nacionais.

PALAVRAS-CHAVE: ensino de literatura; cadernos didáticos; linguagem literária e cinematográfica

 

THE WORK EXPERIENCE WITH THE COURSE OF LITERARY AND CINEMATOGRAPHIC LANGUAGES IN HIGH SCHOOL

ABSTRACT: The article shows the application of the proposals of didactic notebooks for the teacher of the discipline of Literary and Cinematographic Languages, drawn up by Dr. Alice Vieira and Dr. José Luís Landeira for high school at Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida in São Paulo. The educational material assumes that the process of interaction with another leads to a response which takes place by means of language. Innovation in the structure of disciplines was designed to promote the interest in reading and textual production, placing the focus on content in which the students presented a better overall performance. In the work Do mundo da leitura para a Leitura do mundo (From the world of reading to the reading of the world), Marisa Lajolo (1999) shows that activities, that contribute to a more intense connection between the students and the text and that build a path to interconnection with their own repertory, make them become active readers.   The languages are dealt with as modes of discourse. Classes are planned in the form of instructional sequences that help to develop the skills and abilities of students, starting from the simplest as "identify" toward the more complex ones such as "infer" and "relate", according to the parameters of national examinations.

KEYWORDS: Teaching of literature, educational books, film and literary languages

 

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

SOUTO, C. C. F.; CORVACHO, S.; PUSCHEL, R. D. S. A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO COM A DISCIPLINA DE LINGUAGEM LITERÁRIA E CINEMATOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO. Polifonia, [S. l.], v. 17, n. 21, 2011. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/2. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê