“O QUE SABEM OS FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS?”: INTERPRETANDO CONFLITOS

Autores

  • Carlos Renato Lopes daniepuc@gmail.com
    UNIFESP

Resumo

Neste artigo apresento os resultados principais de uma pesquisa de pós-doutoramento acerca da relação conflito-formação de professores de língua inglesa no contexto de universidades privadas brasileiras. O corpus da pesquisa consistiu de entrevistas com 53 alunos do curso de Licenciatura Inglês/Português em uma instituição na cidade de São Paulo. A partir da análise das respostas obtidas, observei como o exercício de se refletir sobre a experiência advinda do ensino médio, particularmente no que se refere aos conflitos aí vivenciados, pode ser relacionada ao conhecimento que esses alunos trazem para a universidade, tanto do ponto de vista de saber uma língua quanto de poder ensiná-la em uma futura prática.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de língua inglesa, conhecimento, conflito

Biografia do Autor

Carlos Renato Lopes, UNIFESP

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Campus Guarulhos), onde atua nas disciplinas de Língua Inglesa.Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de Análise de Discurso com ênfase no texto midiático, Linguística Aplicada e Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras,incluindo a autoria de materiais didáticos de língua inglesa.

Downloads

Publicado

2014-09-17

Como Citar

LOPES, C. R. “O QUE SABEM OS FUTUROS PROFESSORES DE INGLÊS?”: INTERPRETANDO CONFLITOS. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1943. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê