O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS E A MANIFESTAÇÃO DE COMPREENSÃO RESPONSIVA ATIVA NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Rodolfo Rodrigues Pereira dos Santos rodolforodriguesguerra@hotmail.com
    UFAL
  • Sérgio Ifa sergio.letras@gmail.com
    UFAL

Resumo

Neste artigo, propomos uma discussão teórica a respeito da noção de gêneros discursivos e de compreensão responsiva ativa para demostrar que o uso da abordagem dos gêneros discursivos permitiu o aluno a ter sua compreensão leitora desenvolvida através da provocação e do uso crítico da linguagem, em um projeto de formação continuada com professores de Inglês da rede pública da cidade de Igací, localizada no interior de Alagoas. Propiciamos espaços aos professores para que pudessem rever suas práticas educativas ao ensinar leitura de língua inglesa por meio de gêneros discursivos. Os resultados revelaram-se significativos porque o sucesso da atividade desenvolvida pela professora participante com os gêneros discursivos provocou a compreensão responsiva dos seus alunos dentro de uma perspectiva de uso da linguagem enquanto ação social.
PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos, compreensão responsiva, leitura em língua inglesa

Biografia do Autor

Rodolfo Rodrigues Pereira dos Santos, UFAL

Mestre em Linguística Aplicada pelo PPGLL-UFAL, professor de inglês do IFAL. É pesquisador do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade e desenvolve pesquisas na área de formação de professores e ensino de línguas estrangeiras/adicionais. Participou como formador no Projeto de Formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional na UFAL (MEC/SESU/Mais Educação).

Sérgio Ifa, UFAL

Doutor em Linguística Aplicada pela PUC-SP e professor da graduação e pós-graduação da UFAL. Coordena o programa de extensão Casas de Cultura no Campus e é líder do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade. Foi o coordenador do Projeto de Formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional na UFAL (MEC/SESU/Mais Educação). É o representante do Inglês sem Fronteiras na UFAL, coordenando o núcleo de línguas (NuCli UFAL).

Downloads

Publicado

2014-09-17

Como Citar

SANTOS, R. R. P. dos; IFA, S. O USO DE GÊNEROS DISCURSIVOS E A MANIFESTAÇÃO DE COMPREENSÃO RESPONSIVA ATIVA NAS AULAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1942. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê