DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO POR ALUNOS SURDOS EM CURSO A DISTÂNCIA DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier prisapmhx@gmail.com
    UNEMAT
  • Dánie Marcelo de Jesus daniepuc@gmail.com
    UFMT
  • Tatiana Wonsik Recompenza Joseph twonsik@gmail.com
    UFSM

Resumo

Neste artigo, discutimos o desafio de desenvolver um curso de inglês a distância para alunos surdos. O objetivo é descrever práticas de letramentos vivenciadas por esse grupo na plataforma facebook. O trabalho contou com o suporte teórico dos estudos de letramento. O percurso teórico-metodológico é de base interpretativista. Os resultados sugerem que os participantes vivenciam experiências de letramento apesar das dificuldades em lidar com tarefas de cunho mais crítico.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem de língua inglesa, práticas de letramento, alunos surdos.

Biografia do Autor

Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier, UNEMAT

Formada em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Mato Grosso, Campus Sinop.

Dánie Marcelo de Jesus, UFMT

Doutor pela Universidade Católica de São Paulo. É docente do curso de Letras/Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Vice-cordenador do GT Linguagem e Tecnologia da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística no biênio de 2014 a 2016. Secretário da Associação Brasileira de Linguística Aplicada. Atualmente desenvolve uma pesquisa de estágio Pós-doutoral na Universidade de São Paulo.

Tatiana Wonsik Recompenza Joseph, UFSM

Professora de dança na Universidade Federal de Santa Maria. Desenvolveu pesquisas com arte e cultura surda junto ao Programa de Pós-Graduação de Cultura Contemporânea na Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Composição Coreográfica e Processos Criativos/Arte e Cultura Surda. Suas principais áreas de atuação concentram-se na prática de dança, criação em dança contemporânea, arte e cultura surda.

Downloads

Publicado

2014-09-17

Como Citar

XAVIER, P. A. M. H.; JESUS, D. M. de; JOSEPH, T. W. R. DESAFIOS E PERSPECTIVAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO POR ALUNOS SURDOS EM CURSO A DISTÂNCIA DE LÍNGUA INGLESA. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1941. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê