CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE BRASILEIRA: A NARRATIVA DE UM NORTE-AMERICANO SOBRE O BRASIL

Autores

  • Barbara Gallardo barbaracaicara@gmail.com
    UNEMAT

Resumo

Neste artigo, analisamos a narrativa do jornalista norte-americano, Alex Shoumatoff, registrada no livro de sua autoria, The World is Burning: Murder in the Rain Forest (1990). O tema é o assassinato do líder seringueiro Chico Mendes e está pautado no relato das impressões do jornalista sobre a região norte do Brasil. Como fundamentação teórico-metodológica, utilizamos a perspectiva socioconstrucionista de narrativa. Analisamos a relação entre enunciado e sujeito, salientando indícios de inconsciência do autor, sua posição no tempo/espaço e exemplos de fato/história contados a partir do olhar deste estrangeiro. Os resultados expõem resquícios de poder camuflados em conceitos e atitudes tendenciosos em relação à natureza e à cultura.
PALAVRAS-CHAVE: Narrativa, identidade, cultura

Biografia do Autor

Barbara Gallardo, UNEMAT

Formada em Letras - Tradutora/Intérprete pela Universidade Ibero Americana (1993), mestre em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutora em Linguística Aplicada pelo IEL/ Unicamp (2013), na área de Linguagem e Tecnologia. Professora adjunta na Universidade do Estado de Mato Grosso desde 2006, com experiência na área de formação de professores de língua estrangeira. Interesse e temas de pesquisa atuais estão principalmente relacionados ao Letramento Digital, à Comunicação Transnacional Mediada por Computador, à Análise Crítica do Discurso e Formação de Professores na era tecnológica e à Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

GALLARDO, B. CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE BRASILEIRA: A NARRATIVA DE UM NORTE-AMERICANO SOBRE O BRASIL. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1931. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê