REPRESENTAÇÕES VIOLENTAS DO OUTRO NO CINEMA: PERSPECTIVAS ÉTNICAS E EDUCACIONAIS NO ESPAÇO IMAGÉTICO

Autores

  • Andréa Antonieta Cotrim Silva cotrim.andrea@gmail.com
  • Daniel Ferraz danielferrazufes@gmail.com

Resumo

Neste artigo, discutimos possíveis representações do Outro no cinema, atentando para questões culturais, étnicas, de identidade e de gênero. Nosso objetivo é mostrar como essas representações se dão, muitas vezes, de maneira violenta, em um espaço onde a imagem é protagonista e pode ser analisada como um texto que tem sintaxe própria ou uma gramática visual (KRESS e VAN LEEUWEN, 2006). A metodologia utilizada é a análise interpretativa pelo viés da hermenêutica sócio-histórica. Além disso, tecemos algumas considerações sobre as implicações educacionais que estas representações violentas podem suscitar nas aulas, aulas de inglês mais especificamente. Acreditamos que as discussões teóricas sobre imagem e representação, bem como suas implicações educacionais são as contribuições deste artigo.
PALAVRAS-CHAVE: Imagem, representação, educação de língua inglesa

Biografia do Autor

Andréa Antonieta Cotrim Silva

Doutoranda em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela FFLCH-USP. Seus temas de interesses de pesquisa são cinema, literatura, educação e letramento crítico. Atualmente é professora no curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP) onde ministra disciplinas de Culturas e Literaturas de Língua Inglesa em cursos presenciais e no ensino a distância. Também é professora de inglês no Colégio Nossa Senhora Aparecida.

Daniel Ferraz

Professor de inglês na Universidade Federal do Espírito Santo, atuando nas áreas de formação de professores de línguas estrangeiras, tecnologias e educação. crítica. Atualmente, realiza pós-doutoramento na Universidade de São Paulo nas áreas deformação de professores, estudos de gênero, sexualidade e educação de línguas estrangeiras.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

SILVA, A. A. C.; FERRAZ, D. REPRESENTAÇÕES VIOLENTAS DO OUTRO NO CINEMA: PERSPECTIVAS ÉTNICAS E EDUCACIONAIS NO ESPAÇO IMAGÉTICO. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1929. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê