Reflexões sobre o ensino de literatura e a formação docente para atuar no ensino médio

O caso do curso de letras-português da UVA-CE

Autores

DOI:

10.59917/rpolifonia.v30i57.16935

Resumo

Este trabalho parte do objetivo maior de compreender como a formação inicial do professor para o ensino de Literatura, desenvolvida pelo Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) vincula-se ao Ensino Médio. Nosso estudo privilegia a pesquisa teórica sob viés comparativo, apoiando-se em documentos oficiais que normatizam o ensino. Dentre os resultados, verificamos que na BNCC, a Literatura é caracterizada como eixo curricular para toda a educação básica nacional. Já na matriz curricular do referido curso, a formação do egresso para atuar na docência do Ensino Médio fortalece-se por meio do estudo teórico-prático a envolver a compreensão da ação e dos saberes docentes voltados aos conteúdos literários, cuja aquisição teórica, em diferentes componentes curriculares, soma-se à advinda com o Estágio Curricular Supervisionado.

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Publicado

2024-05-14

Como Citar

TOMÁS, M. E. .; ARAÚJO, A. M. de C. e S. .; SOUZA, E. C. P. . Reflexões sobre o ensino de literatura e a formação docente para atuar no ensino médio: O caso do curso de letras-português da UVA-CE. Polifonia, [S. l.], v. 30, n. 57, p. 59–78, 2024. DOI: 10.59917/rpolifonia.v30i57.16935. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/16935. Acesso em: 26 nov. 2024.