A TÃO DIFÍCIL ARTE DE LER OU DO MUNDO COMO TEXTO

Autores

  • Rogério de Almeida rogerioa@usp.br
    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) http://www.rogerioa.com
  • Louis José Pacheco de Oliveira ljpache@yahoo.com.br
    Doutorando/USP e Professor UNISA.

Resumo

Neste artigo tecemos reflexões sobre a relação entre leitura de mundo e leitura literária, numa paisagem pós-moderna, em que os valores, as narrativas e as organizações se descentralizam, desordenam-se e passam a responder às intimações do jogo. Com referencial teórico pautado em autores que discutem o pós-moderno e metodologia ensaísta de tradição filosófica, o objetivo é apontar, de um lado, como a literatura transita, aparece e submerge na paisagem contemporânea e, de outro, como a leitura, enquanto prática compreensiva e interpretativa, realiza-se em outros espaços.
PALAVRAS-CHAVE: leitura, contemporaneidade, literatura, filosofia

Biografia do Autor

Rogério de Almeida, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Lidera o GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) e é um dos coordenadores do Lab_Arte (Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura). Bacharel em Letras (1997) e Doutor em Educação (2005), ambos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalha com temas ligados à Filosofia Trágica, à Antropologia do Imaginário, ao Cinema e à Literatura como processo de formação.

Louis José Pacheco de Oliveira, Doutorando/USP e Professor UNISA.

Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo, pela qual é mestre (1999). É professor Adjunto II da Universidade de Santo Amaro e pesquisador do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) da FEUSP. Atua nas áreas de Educação e Filosofia, com pesquisas sobre Pós-Modernidade, Teoria do Sujeito, Filosofia Trágica, Itinerários de Formação e Pedagogia da Escolha.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Como Citar

ALMEIDA, R. de; OLIVEIRA, L. J. P. de. A TÃO DIFÍCIL ARTE DE LER OU DO MUNDO COMO TEXTO. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 30, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1679. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Outros lugares