ARTE, CRIAÇÃO E CRÍTICA EM A OBRA-PRIMA IGNORADA, DE HONORÉ DE BALZAC

Autores

  • Gilda Vilela Brandão gildabrandao@gmail.com

Resumo

Em A obra-prima ignorada, Honoré de Balzac (1799-1850) toma distância da sociedade francesa de seu tempo para enveredar pelos domínios da arte. Neste artigo pretendemos mostrar que, paralelamente ao discurso sobre quadros, pintores e técnicas pictóricas (desenho, luz, cor, movimento), o que move a narrativa é, substancialmente, o conflito entre criação e imitação.
Palavras-chave: Criação e imitação, A obra-prima ignorada, Balzac

Biografia do Autor

Gilda Vilela Brandão

Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua como professora voluntária na Faculdade de Letras, no setor de Língua e Literatura Francesas, e no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL), na linha de pesquisa Literatura e História. Líder do grupo de pesquisa Poesia Brasileira e História.

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Publicado

2014-02-14

Como Citar

BRANDÃO, G. V. ARTE, CRIAÇÃO E CRÍTICA EM A OBRA-PRIMA IGNORADA, DE HONORÉ DE BALZAC. Polifonia, [S. l.], v. 20, n. 28, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1669. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê