O professor também gesticula
analisando a atividade docente de estagiários de FLE a partir do conceito de gesto pedagógico
DOI:

Palavras-chave:
gesto pedagógico, autoconfrontação, análise da atividadeResumo
Neste artigo temos o objetivo de investigar o papel do gesto pedagógico na prática docente. Para isso, realizamos uma análise verbo-gestual da atividade e do discurso de dois professores estagiários de francês língua estrangeira (FLE). Os referidos sujeitos – que neste trabalho receberam os nomes fictícios de Joana e Sandro – participaram do processo dialógico e reflexivo da autoconfrontação. Para este estudo, tomamos como corpus de análise alguns frames da atividade inicial (aulas) desses sujeitos e o discurso que eles produziram sobre sua prática durante as etapas que compõem o quadro adotado. Em nossos resultados, concluímos que, de fato, o corpo do professor é um importante instrumento de sua atividade e os gestos produzidos auxiliam esses profissionais a realizarem o seu trabalho, especialmente em situações em que a tradução é evitada.
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