OLHAR E ANGÚSTIA NUM CONTO DE TÂNIA FAILLACE

Autores

  • Luís Fernando Barnetche Barth barth@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Laura Sanches Lopes lauraslopes@hotmail.com.br
  • Ana Caroline de Oliveira Cesari carol.cesari@yahoo.com.br

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa acadêmica na qual pretendemos investigar os conceitos psicanalíticos de olhar e angústia a partir do conto “A Filha”, da escritora gaúcha Tânia Faillace. Esta obra literária conta as dificuldades encontradas por uma mulher em relação ao nascimento e criação de sua filha. Identificamos como ponto de tensão narrativo o olhar da filha, o qual suscita o incremento da angústia materna acompanhada de fenômenos corporais que desembocam numa crise emocional. Ao final, a protagonista alcança o alívio da angústia entregando a posse dos dias aos outros, sem a devida reorganização psíquica subjacente. Na investigação, buscamos aproximar os conceitos metapsicológicos freudo-lacanianos dos estudos literários mostrando o padecimento psíquico de uma mulher, cuja experiência da maternidade, vivida como uma intensa luta interna, revela uma face pouco conhecida e socialmente incômoda.
PALAVRAS-CHAVE: Tânia Faillace, literatura e psicanálise, olhar e angústia

Biografia do Autor

  • Luís Fernando Barnetche Barth, Universidade Federal de Mato Grosso

    Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em psicologia do desenvolvimento e doutorado em psicologia pela mesma universidade. É professor Adjunto III do Curso de Graduação em Psicologia - Campus Universitário de Rondonópolis e Programa de Pós-Graduação em Estudos Literário (MeEL) da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de psicanálise freudo-lacaniana, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, psicanálise e literatura, psicanálise de crianças e saúde mental.

     

  • Laura Sanches Lopes

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; bolsista PIBIC.

  • Ana Caroline de Oliveira Cesari

    Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; bolsista PIBIC.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

OLHAR E ANGÚSTIA NUM CONTO DE TÂNIA FAILLACE. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 30, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1596. Acesso em: 5 dez. 2025.