OLHAR E ANGÚSTIA NUM CONTO DE TÂNIA FAILLACE

Autores

  • Luís Fernando Barnetche Barth barth@ufmt.br
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Laura Sanches Lopes lauraslopes@hotmail.com.br
  • Ana Caroline de Oliveira Cesari carol.cesari@yahoo.com.br

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa acadêmica na qual pretendemos investigar os conceitos psicanalíticos de olhar e angústia a partir do conto “A Filha”, da escritora gaúcha Tânia Faillace. Esta obra literária conta as dificuldades encontradas por uma mulher em relação ao nascimento e criação de sua filha. Identificamos como ponto de tensão narrativo o olhar da filha, o qual suscita o incremento da angústia materna acompanhada de fenômenos corporais que desembocam numa crise emocional. Ao final, a protagonista alcança o alívio da angústia entregando a posse dos dias aos outros, sem a devida reorganização psíquica subjacente. Na investigação, buscamos aproximar os conceitos metapsicológicos freudo-lacanianos dos estudos literários mostrando o padecimento psíquico de uma mulher, cuja experiência da maternidade, vivida como uma intensa luta interna, revela uma face pouco conhecida e socialmente incômoda.
PALAVRAS-CHAVE: Tânia Faillace, literatura e psicanálise, olhar e angústia

Biografia do Autor

Luís Fernando Barnetche Barth, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em psicologia do desenvolvimento e doutorado em psicologia pela mesma universidade. É professor Adjunto III do Curso de Graduação em Psicologia - Campus Universitário de Rondonópolis e Programa de Pós-Graduação em Estudos Literário (MeEL) da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de psicanálise freudo-lacaniana, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, psicanálise e literatura, psicanálise de crianças e saúde mental.

 

Laura Sanches Lopes

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; bolsista PIBIC.

Ana Caroline de Oliveira Cesari

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT; bolsista PIBIC.

Downloads

Publicado

2015-03-10

Como Citar

BARTH, L. F. B.; LOPES, L. S.; CESARI, A. C. de O. OLHAR E ANGÚSTIA NUM CONTO DE TÂNIA FAILLACE. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 30, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1596. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê