SOGGETTIVA LIBERA INDIRETTA E DISCORSO INDIRETTO LIBERO. PIANO-SEQUENZA E SCRITTURA LETTERARIA IN PASOLINI E BACHTIN

Autores

  • Luciano Ponzio celiadr@uol.com.br
    Università del Salento, Lecce, Itália.

Resumo

Entre Pier Paolo Pasolini e Mikhail Bakhtin não há nenhum signo que possa demonstrar  conhecimento recíproco, mas o trabalho deles demonstra surpreendente comunhão de pensamento. Encontramos uma perspectiva dialógica entre as teorias literárias do romance configuradas por Bakhtin e a teoria do “cinema de poesia” de Pasolini. O presente estudo diz respeito ao fato de que estas teorias partilham as características do “discurso indireto livre” entendido por Bakhtin e Pasolini. Esta relação é “icônica” no sentido usado por Pierce, com base na similaridade, constituindo uma relação homológica, de ordem genética e estrutural, entre os signos verbais e não-verbais e o seu poder de visão metafórica.
PALAVRAS-CHAVE: Pasolini, Bakhtin, discurso indireto livre

ABSTRACT
: Contrary to Pier Paolo Pasolini, Mikhail Bakhtin shows a lack of interest in Cinema. Though there is no sign that Bakhtin and Pasolini knew each other’s work, they share a striking communality of thought. We can find a dialogic perspective in Bakhtin’s theory on the novel and on Pasolini’s theory on “cinema di poesia”. This paper focuses on the fact that both theories share characteristics of “free indirect speech”, as understood by Bakhtin and Pasolini. In Peirce’s terminology, this textual relation is “iconic”, based on similarity: it is a homological relation (genetic and structural) among non-verbal signs, verbal signs and the power of metaphorical view.
KEYWORDS: Pasolini, Bakhtin, free indirect speech

RIASSUNTO:
Contrariamente a Pier Paolo Pasolini, Michail Bachtin non dimostra interesse per il cinema. Tuttavia, benché non vi sia alcun segno che possa dimostrare la conoscenza reciproca tra Bachtin e Pasolini, la loro attività di ricerca presenta una sorprendente comunanza di pensiero. Troviamo una prospettiva dialogica tra le teorie letterarie del romanzo configurate da Bachtin e la teoria del “cinema di poesia” di Pasolini. Questo saggio dimostra il fatto che queste teorie condividono le caratteristiche del “discorso indiretto libero”, inteso da Bachtin e Pasolini. Questa relazione è “iconica”, nel senso usato da Peirce, in base alla somiglianza, essendo una relazione omologica, di ordine genetico e strutturale tra i segni non-verbali e verbali e il loro potere di visione metaforica.
PAROLE-CHIAVE: Pasolini, Bachtin, discorso indiretto libero

Biografia do Autor

Luciano Ponzio, Università del Salento, Lecce, Itália.

Graduado em Língua e Literatura Russa (2000), na Universidade de Bari, Licenciado em Pintura (2003) pela Academia de Belas Artes de Bolonha, Doutor em “Ciências Literárias, Filologia, Linguística e Ensino de Línguas” (2004) pela Universidade de Salento, em Lecce, Itália. Pesquisador confirmado em “Filosofia e Teoria da Linguagem”, na Faculdade de Letras e Filosofia, Linguagens e Bens Culturais, da Universidade de Salento, em Lecce, desde 2004. Também leciona Semiótica do Texto, na mesma Universidade, em particular, a Semiótica do Texto Artístico. É membro do Departamento de Ciências Humanas, da Universidade de Salento, Lingue e Linguaggi, e trabalha com as seguintes revistas: Athanor (Roma/Milão), Semiótica (Berlim), Cibernética (Copenhaga), Symbolon (Siena). Escreveu cinco livros, produziu diversos artigos e textos para as revistas nomeadas, entre outras, e traduziu quatro (04) obras de Bakhtin e Volochinov do original em russo para a língua italiana. É pintor e realiza pesquisas desde 2000 ao longo das linhas experimentais, em pintura, num movimento que chamou de “Differimentismo” (differimento.altervista.org).

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Publicado

2013-11-26

Como Citar

PONZIO, L. SOGGETTIVA LIBERA INDIRETTA E DISCORSO INDIRETTO LIBERO. PIANO-SEQUENZA E SCRITTURA LETTERARIA IN PASOLINI E BACHTIN. Polifonia, [S. l.], v. 20, n. 27, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1454. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê