CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS DE BAKHTIN E VIGOTSKI SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA: DA PROSCRIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS DO ALUNO

Autores

  • Josilene Auxiliadora Ribeiro josileneribeiro09@gmail.com
    SEDUC/MT
  • Maria Rosa Petroni rohpetroni@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre a necessidade e relevância do ensino-aprendizagem de gramática, considerando a importância capital que o contexto representa nesse processo. Defendemos a tese de que o objetivo primordial do ensino da gramática é propiciar a produção dos discursos — nos quais se materializam todos os aspectos gramaticais, além daqueles essencialmente discursivos — adequados aos contextos em que ocorrem.
PALAVRAS-CHAVE: Gramática, leitura/escrita, gênero do discurso

ABSTRACT:
In this article, we reflect on the need and relevance of grammar teaching and learning, taking into account the paramount importance that the context represents in this process. We advocate the thesis that the main objective of grammar teaching is to promote the production of discourses — in which all the grammar aspects are materialized, besides those essentially discursive — appropriate to the contexts in which they occur.
KEYWORDS: Grammar, reading/writing, discourse genre

 

Biografia do Autor

Josilene Auxiliadora Ribeiro, SEDUC/MT

Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso  e mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Maria Rosa Petroni, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2013-11-26

Como Citar

RIBEIRO, J. A.; PETRONI, M. R. CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS DE BAKHTIN E VIGOTSKI SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA: DA PROSCRIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS LINGUÍSTICAS DO ALUNO. Polifonia, [S. l.], v. 20, n. 27, 2013. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1452. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê