O planejamento da aula de espanhol em contexto universitário

Um estudo em cursos de Secretariado executivo da região Sul do Brasil

Autores

  • Eduardo César Pereira Souza Souza polifoniapa@gmail.com
    Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Alexandra Maria de Castro e Santos Araújo Araújo polifoniapa@gmail.com
    Universidade Estadual Vale do Acaraú

Resumo

Este estudo está situado no âmbito da Linguística Aplica em interface com o Secretariado Executivo. Partindo desse contexto, objetivamos compreender como professores dos cursos de Secretariado da região Sul do Brasil, de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, têm planejado suas aulas de Espanhol para a graduação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, cujo estudo de caso visa entender o fenômeno investigado. Os principais resultados apontaram ser possível descobrir que planejar uma aula representa uma ação muito importante na visão das participantes. Além disso, elas se mostraram conhecedoras dos principais elementos/demandas que compõem essa fase, levando-se em consideração o referencial teórico utilizado neste trabalho. Em conclusão, podemos avaliar que as professoras ao ensinarem uma língua estrangeira pensam em uma comunicação mais célere e isto implica em seus planejamentos de aula, haja vista atender a necessidade comunicativa rápida do mundo contemporâneo.

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

SOUZA, E. C. P. S.; ARAÚJO, A. M. de C. e S. A. O planejamento da aula de espanhol em contexto universitário: Um estudo em cursos de Secretariado executivo da região Sul do Brasil. Polifonia, [S. l.], v. 28, n. 52, p. 209–232, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/13717. Acesso em: 25 abr. 2024.

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