“COM A AJUDA DO MEU COLEGA CONSEGUI FAZER O EXERCÍCIO DE LISTENING”: UMA ANÁLISE SOCIOCULTURAL DA INTERAÇÃO DE DOIS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE DE COMPREENSÃO ORAL EM INGLÊS

Autores

  • Tatiana Diello Borges tatiana.diello@gmail.com
    Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí Docente.
  • Neuda Alves do Lago neudalago@hotmail.com
    Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí Docente.
  • Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira fdfcma@gmail.com
    UFG

Resumo

Neste estudo, analisamos, sob uma perspectiva sociocultural de aprendizagem de línguas, a interação de dois alunos em uma atividade de listening. O referencial teórico apoiou-se nos conceitos de scaffolding e aprendizagem colaborativa. A metodologia empregada foi o estudo de caso. A interação foi gravada em áudio e um questionário foi aplicado para obter as percepções (e sentimentos) dos alunos quanto à atividade de listening realizada em dupla. Os resultados mostram a importância da L1 como um scaffolding, da interação/colaboração entre alunos e de se conhecer as percepções e sentimentos dos aprendizes acerca de suas experiências na realização de atividades de listening feitas em pares/grupos.
PALAVRAS-CHAVE: Teoria sociocultural, scaffolding, compreensão oral em inglês

Biografia do Autor

Tatiana Diello Borges, Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí Docente.

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora de Língua Inglesa, nível Assistente 3, da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí (UFG/CAJ).

Neuda Alves do Lago, Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí Docente.

Doutora em Letras pela Universidade Federal Goiás (UFG). Professora de Literaturas de Língua Inglesa, nível Adjunto 3, e Coordenadora do Curso de Letras Inglês da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí (UFG/CAJ).

Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira, UFG

Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de Língua Inglesa, nível Associada 2, e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

BORGES, T. D.; LAGO, N. A. do; FERREIRA, M. C. F. D. “COM A AJUDA DO MEU COLEGA CONSEGUI FAZER O EXERCÍCIO DE LISTENING”: UMA ANÁLISE SOCIOCULTURAL DA INTERAÇÃO DE DOIS ALUNOS EM UMA ATIVIDADE DE COMPREENSÃO ORAL EM INGLÊS. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1363. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê