QUEM DECIDE (OU NÃO) PELA CAMISINHA? A ABORDAGEM DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM LIGAÇÕES PARA UM CALL CENTER GOVERNAMENTAL SOBRE SAÚDE

Autores

  • Ana Cristina Ostermann ana.cristina.ostermann@gmail.com
    Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Tatiane Rosa Carvalho tatianecarv@gmail.com
    Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Minéia Frezza mineiafrezza@hotmail.com
    Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo

Neste artigo analisamos, através da perspectiva teórico-metodológica da análise de categorias de pertença (ACP), relatos em ligações para um call center do governo federal para buscar informações sobre o uso de preservativo masculino em relações heterossexuais. A análise evidencia que os homens decidem não usar o preservativo e as mulheres consentem a essa decisão. Já nas interações em que as usuárias se declaram casadas, o uso de preservativo não é assunto em pauta. Concluímos que há uma falta de agentividade feminina na negociação do uso do preservativo.
Palavras-chave: Gênero, saúde, doenças sexualmente transmissíveis, análise de categorias de pertença (ACP)

Biografia do Autor

Ana Cristina Ostermann, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora Titular no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bolsista Produtividade do CNPq. É PhD em Linguística pela University of Michigan (EUA), Mestre em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciada em Letras (Português-Inglês) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Realizou estágio de Pós-Doutorado na University of California, Los Angeles (UCLA), com projeto de interface entre Antropologia, Sociologia e Linguística Aplicada. É líder do Grupo de Pesquisa FEI (Fala-em-Interação em Contextos Institucionais e Não-Institucionais).

Tatiane Rosa Carvalho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro do Grupo de Pesquisa FEI (Fala-em-Interação em Contextos Institucionais e Não-Institucionais), do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS. Tem experiência em ensino de língua inglesa e em pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Análise da Conversa. Atualmente atua como professora de língua inglesa e literatura estadunidense na UNISINOS e no UNILASALLE, ministrando disciplinas nos cursos de Letras, Administração, Comércio Exterior e Engenharias.

Minéia Frezza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e membro do Grupo de Pesquisa FEI (Fala-em-interação em Contextos Institucionais e Não-Institucionais), do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNISINOS.

Downloads

Publicado

2014-09-17

Como Citar

OSTERMANN, A. C.; CARVALHO, T. R.; FREZZA, M. QUEM DECIDE (OU NÃO) PELA CAMISINHA? A ABORDAGEM DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM LIGAÇÕES PARA UM CALL CENTER GOVERNAMENTAL SOBRE SAÚDE. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1361. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê