O POTENCIAL CONTRA-HEGEMÔNICO DO RAP INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA DESDE A PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores

  • André Marques do Nascimento marquesandre@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Goiás

Resumo

Busco neste trabalho apresentar uma interpretação fundada em perspectivas teóricas decoloniais de discursos do rap produzido por grupos indígenas da América Latina. Argumento que ao se apropriarem criticamente de um estilo cultural cujo poder de comunicação atravessa fronteiras e cria redes de coalizão contestatória, os povos indígenas apropriam-se também da enunciação historicamente negada e desafiam, assim, a hegemonia de projetos globais desde suas histórias locais, marcadas pela violência e pela exclusão. Ressalto ainda que a atenção a este tipo de manifestação cultural contemporânea pode desvelar potencialidades epistemológicas fronteiriças fundadas em histórias e corpos marginalizados, especialmente para a área de estudos da linguagem.
Palavras-chave: Decolonialidade, rap indígena, epistemologia fronteiriça

Biografia do Autor

André Marques do Nascimento, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto no curso de Educação Intercultural da UFG atuando no ensino de Português Intercultural para professores e professoras indígenas em formação superior. Desenvolve pesquisa sobre alternativas decoloniais para práticas, ideologias e concepções de linguagem em contextos interculturais pós-coloniais.

Downloads

Publicado

2014-09-15

Como Citar

NASCIMENTO, A. M. do. O POTENCIAL CONTRA-HEGEMÔNICO DO RAP INDÍGENA NA AMÉRICA LATINA DESDE A PERSPECTIVA DECOLONIAL. Polifonia, [S. l.], v. 21, n. 29, 2014. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1285. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê