HEARING AND MISHEARINGS: A CASE STUDY OF BRAZILIAN DOCTOR-PATIENT COMMUNICATION

Autores

  • Ana Antônia de Assis-Peterson celiadr@uol.com.br
    Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir a intereção médico paciente, tendo como base a tomada de turnos na comunicação. Os dados são analisados através das perspectivas lingüística e sociolingüística visando os tipos de estruturas usadas por ambos interlocutores. A análise mostra que a interação médico-paciente (ou consulta médica) compreende três fases, a saber: 1) a entrevista médica; 2) o exame físico e 3) a avaliação final. Cada um  destes segmentos comunicativos é governado por regras específicas de interação, tais como: a) quais tópicos podem ser introduzidos por quem; b) tipos de perguntas; c) quem faz taos perguntas e quando. Enquanto pesquisas anteriores mostraram que tipicamente pacientes não têm a oportunidade de introduzir tópicos pertinentes às suas preocupações pessoais, nossos resultados sugerem que pacientes TÊM a oportunidade de introduzir tópicos pessoais, não na fase inicial da interação (ou entrevista médica), mas no segmento chamado exame físico. Os pacientes devem ssaber o quê eles podem perguntar ao médico como e quando devem perguntar.

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Publicado

1994-07-01

Como Citar

ASSIS-PETERSON, A. A. de. HEARING AND MISHEARINGS: A CASE STUDY OF BRAZILIAN DOCTOR-PATIENT COMMUNICATION. Polifonia, [S. l.], v. 1, n. 01, 1994. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1196. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê