THE LANGUAGE TEACHER AT WORK IN THE LEARNER-CENTERED CLASSROOM: COMMUNICATE, DECISION MAKE, AND REMEMBER TOI APPLY THE (EDUCATIONAL) LINGUISTICS

Autores

  • Teresa Pica celiadr@uol.com.br

Resumo

Um novo contexto emergente na área de línguas, decorrente de inúmeros fenômenos - plano e implementação de um currículo centrado no aluno, ênfase em objetivos comunicativos e sociais e em processos de aprendizagem, e papel do professor como ser bem informado, crítico e independente para tomar decisões - está redefinido a responsabilidade tradicional do professor de ensinar regras gramaticais e socioculturais. Em vista disso, esta artigo tem como objetivo resumir e discutir os meios pelos quais profgessores de segunda língua podem consultar e usar resultados de pesquisa lingüística educacional. Entretanto, convém lembrar que a base da pesquisa oferecida pela lingüística educacional não prescritiva, mas se torna fonte de informação que professores podem usar de acordo com suas escolhas em termos de estratégias e materiais na sala de aula. A interação pesquisador-professor, longe de ser assimétrica, é circular. Pesquisadores atuais foram antes (ou ainda são) professores e os professores, por sua vez, poderão sempre levantar questionamentos quando resultados de pesquisa não se aplicarem ao ensino e aprendizagem que acontecem na sala de aula.

Downloads

Publicado

1994-07-01

Como Citar

PICA, T. THE LANGUAGE TEACHER AT WORK IN THE LEARNER-CENTERED CLASSROOM: COMMUNICATE, DECISION MAKE, AND REMEMBER TOI APPLY THE (EDUCATIONAL) LINGUISTICS. Polifonia, [S. l.], v. 1, n. 01, 1994. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1195. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê