SENTIDOS DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL – UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Autores

  • Edmundo Narracci Gasparini celiadr@uol.com.br

Resumo

A partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso, este texto tem o objetivo de discutir os sentidos produzidos por alunos de um curso de Letras do estado de Minas Gerais relativos ao ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira na escola pública de ensino médio e fundamental. Para tanto, analisamos depoimentos escritos pelos referidos alunos sobre o tema. Nossa análise permitiu identificar sentidos que configuram o ensino/aprendizagem de inglês no contexto escolar como “verdade”, como “evidência”, o que aponta para o funcionamento da ideologia no discurso. As supostas verdades produzidas pelos alunos configuram o ensino de inglês na escola como “evidentemente” ineficiente, enquanto que os cursos livres de idiomas aparecem configurados como os únicos lugares onde é possível aprender língua inglesa. Por outro lado, identificamos também uma produção de sentidos que configura o professor de inglês como alguém que “tudo pode”, como se fosse possível a ele garantir uma aprendizagem efetivada língua na escola de ensino médio e fundamental.

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Publicado

2005-03-01

Como Citar

GASPARINI, E. N. SENTIDOS DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL – UMA ANÁLISE DISCURSIVA. Polifonia, [S. l.], v. 10, n. 10, 2005. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1107. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê