CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E METALINGUAGEM
Resumo
Este texto aborda as relações entre saber e saber lingüístico, entre conhecimento, linguagem do conhecimento e o conhecimento da metalinguagem, visando demonstrar, do ponto de vista pragmático e filosófico, que não é possível expressar, lingüisticamente, um conhecimento, sem o domínio da linguagem desse conhecimento, principalmente de conhecimentos especializados. Busca-se demonstrar que as relações entre campos conceituais e a sua atualização lingüística passam necessariamente pelo domínio da metalinguagem, por parte do usuário da língua. Mesmo na língua comum, espera-se que o usuário, em situação de normalidade e em suas interações lingüísticas rotineiras, utilize um repertório lingüístico suficiente e necessário às suas interações sociais e comunicativas. O artigo traz uma reflexão sobre os riscos de certas políticas educacionais brasileiras que, ao pugnarem pela “simplificação” do conhecimento lingüístico, com a minimização do papel da metalinguagem, promovem a multiplicação social de uma espécie de afasia.Downloads
Publicado
2005-03-01
Como Citar
SABÓIA, A. M. T. de. CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E METALINGUAGEM. Polifonia, [S. l.], v. 10, n. 10, 2005. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1105. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê