O ENSINO DA ESCRITA NO CURSO DE LETRAS

Autores

  • Renilson José Menegassi celiadr@uol.com.br
  • Márcia Cristina Greco Ohuschi celiadr@uol.com.br

Resumo

À luz da Lingüística Aplicada, a pesquisa teve como objetivo refletir sobre os estudos da produção textual escrita na universidade, contribuindo para a formação do professor de língua materna. Uma turma do curso de Letras foi investigada, para analisar o trabalho envolvido com a prática de escrita. Os resultados demonstram que: a) não há influência das teorias lingüísticas sobre o processo observado, uma vez que não se trabalha com as fontes teóricas primárias; b) as discussões e abordagens sobre os aspectos da interação e das concepções de escrita ocorrem de forma superficial e fragmentada; c) há predominância da concepção de escrita tradicional; d) os acadêmicos possuem dificuldades em se constituir como o outro de si mesmos; e) a grade curricular do curso não permite que os acadêmicos construam uma concepção de escrita consolidada no decorrer da graduação, já que as disciplinas trabalham de maneira estanque os conteúdos que envolvem o processo de escrita.

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Publicado

2008-03-01

Como Citar

MENEGASSI, R. J.; OHUSCHI, M. C. G. O ENSINO DA ESCRITA NO CURSO DE LETRAS. Polifonia, [S. l.], v. 14, n. 15, 2008. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1034. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê