Escalas geográficas e práticas de ensino em Geografia

a representação didática da Chapada do Araripe através da geobox

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Resumo

A abordagem da temática relevo na Geografia Escolar é marcada pela abstração e aulas expositivas tornando-a muito enfadonhas e desinteressantes para os estudantes. Diante do exposto, o presente artigo apresenta uma prática de ensino através da representação didática das principais feições geomorfológicas e usos de uma área em duas escalas de análise geográfica e cartográfica, a Chapada do Araripe (CE/PE/PI) e as encostas urbanas da cidade do Crato, Ceará a partir da utilização da geobox nas aulas de Geografia da Educação Básica. Para tanto, utilizou-se a geobox, uma caixa de madeira retangular (100 cm x 50 cm x 10 cm) na qual é possível a manipulação de sedimentos de granulometria variada possibilitando a representação de forma tridimensional e esquemática de processos e, principalmente, feições do relevo facilitando o processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, podemos constatar que a metodologia de ensino, através da representação em um modelo didático concreto das referidas áreas permite uma maior concretude e dinâmica na abordagem do relevo na Geografia Escolar, em especial no Ensino Médio ao relacionar as principais características morfométricas, usos e ocupações aos conceitos de escala cartográfica e altitude de uma forma lúdica e interativa a partir da utilização de materiais naturais (areia e argila) e artificiais baratos, além de fácil acesso mostrando-se com grande potencial de dinamização das aulas de Geografia podendo ser facilmente reproduzida nas salas de aula para representar outras unidades geomorfológicas de diferentes escalas de análise do relevo.

 

Palavras-chave: Chapada; Encosta; Relevo; Ensino de Geografia; Modelo didático concreto.

Biografia do Autor

Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Professor Doutor do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE campus Iguatu) e do Mestrado em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA Sobral).

Carlos Gerson Ferreira Oliveira, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Graduando do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal do Ceará (IFCE campus Iguatu).

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Publicado

2021-07-13